O Dia na História

PORTO VELHO E O 4 DE JULHO – OS FATOS


1. A povoação Porto Velho of the Madeira River, fundada no dia 4 de julho de 1907, em comemoração ao Independence Day, começou a crescer e a se organizar sob os efeitos da estação inicial Madeira, com a atração sistemática de trabalhadores importados para as obras da ferrovia Madeira-Mamoré. Convém lembrar que o sistema Madeira-Mamoré, além da ferrovia, incluía as estações ferroviárias, responsáveis pelo adensamento populacional urbano deste lado sul da Amazônia, rodovias e hidrovias. Por tudo isso, a povoação norte-americana em pleno coração da Amazônia foi surpreendida por novos povoadores interessados em comercializar com os funcionários do sistema madeiro – mamoreano. A partir de 1908, com a expedição da ordem de serviço, ou licença de construção, a região passou a receber levas de imigrantes, brasileiros e estrangeiros que montavam barracas à jusante da vila ferroviária, contrariando o projeto do consórcio construtor e, sobretudo, da empresa de Percival Farqhuar.

2. De repente, uma nova povoação começou a surgir, com um nome sugestivamente nacional: PORTO VELHO DE SANTO ANTONIO. Confrontavam-se duas frentes de povoamento divergentes e, paradoxalmente, vinculadas, cujos limites fixavam-se na atual avenida Presidente Dutra, no cento antigo de Porto Velho. Ali foi instalado um tipo de cerca, construída em arame, uma espécie de alambrado que impedia o contato direto entre as duas PORTO VELHO, por assim dizer. O lado norte-americano, organizado e com moderno aparelhamento urbano, não podia ter contato com o lado brasileiro, que pouco a pouco absorvia uma parte da população da Vila de Santo Antonio. A linha que dividia as duas povoações seria denominada Avenida Divisória, como já se viu, atual Avenida Presidente Dutra.

3. Mas, e o 4 de julho de 1907? Pois é. Após a inauguração da estação inicial Madeira, em 1910, Percival Farqhuar encomendou um mapa para traçar as primeiras ruas e avenidas do que ele imaginava seria uma cidade, que daria a estrutura necessária para a continuidade da ferrovia. Este mapa, elaborado em inglês, foi entregue à Madeira-Mamoré no dia 10 de julho de 1912, com o titulo Eletric Light-Towers and Poles, e encontra-se à disposição no Centro de Documentação Histórica de Rondônia, na SECEL, no chamado “Prédio do Relógio”. Nele constam as primeiras ruas e avenidas da povoação de Porto Velho: Avenida Mato Grosso, Avenida Pires da Veiga, Avenida 28 de Setembro, Avenida Índio do Brasil, Avenida Church, Avenida 7 de Setembro, Avenida Englesing, Avenida Collins, Boulevard Farqhuar e…. AVENIDA 4 DE JULHO.

4. Como se pode observar, são artérias urbanas cujos nomes prestam homenagem a personagens brasileiras, norte-americanas, ao dono da empresa The Madeira-Mamoré, a datas importantes – dentre as quais o 4 DE JULHO –Esta data, comemorada no lado americano de Porto Velho, foi realçada  com o lançamento do primeiro jornal da região, com o título The Porto Velho Times. A primeira edição circulou no dia 4 de julho de 1909, totalmente em inglês, para informar aos técnicos e operários da Madeira-Mamoré, cuja maioria tinha era formada por ingleses e norte-americanos.

5. Mas, o 4 de julho seria ainda destacado em alguns eventos que comemoravam o surgimento de Porto Velho. Em 1926, a fábrica de cigarros Therezita, de Belém do Pará, promoveu um torneio de futebol na inauguração do Estádio Paulo Saldanha, na cidade de Porto Velho, pertencente ao Yipiranga Sport Club. A final do torneio deu-se no dia 4 de julho de 1926, para homenagear a cidade de Porto Velho. A partida foi entre os times do Noroeste Sport Club e do Brazil (com Z) Sport Club. Na mesma data, a Loja Maçônica União e Perseverança realizou o baile de posse da nova diretoria, no Club Internacional, em homenagem ao surgimento da povoação (agora cidade) de Porto Velho.

6. Às vésperas de completar cem anos, o município originado das povoações Porto Velho of the Madeira River, inaugurada no dia 4 de julho de 1907, e  Porto Velho de Santo Antonio, que começou a se formar no início de 1908, torna-se necessário estabelecer data de fundação e fundador. A data, 4 de julho de 1907. O fundador, Percival Farqhuar. Fica o registro.

Historiador e analista político – * FALECIDO EM 2021.

FONTE: GENTE DE OPINIÃO


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo