O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Criado em Porto Velho o Ypiranga Sport Club, para “atividades sociais, culturais e desportivas”.
1949 – Relatório do médico Rubens Brito ao governador Araújo Lima, denuncia abandono e ausência do poder público no Vale do Guaporé, cobrando a necessidade de investimentos em recursos e serviços.
1982 – O engenheiro-agrônomo Euro Tourinho Filho denunciou manobras de parlamentares nordestinos contra a implantação do polo cacaueiro de Rondônia. Segundo ele, a maior pressão vem da bancada baiana.
1985 – Depois de um mês lutando contra atoleiros nos 330 quilômetros de distância, um comboio de caminhões saídos de Porto Velho, chegou a Guajará-Mirim, levando comida e medicamentos.
COMEMORA-SE
Dia do Hino Nacional Brasileiro. Dia dos Jovens. Dia do Office-boy. Dia Internacional do Beijo.
Católicos lembram São Hermenegildo, São Martinho I, São Vítor.
BRASIL
1726 – Criação da cidade de Fortaleza/CE. 1831 – Primeira execução pública do Hino Nacional Brasileiro. 1831 — No Rio de Janeiro um confronto entre nacionalistas e absolutistas, conhecido por Noite das Garrafadas. 1977 — O presidente Ernesto Geisel edita o Pacote de Abril e fecha temporariamente o Congresso Nacional.
MUNDO
1829 – O parlamento inglês concede liberdade religiosa aos católicos. 1943 — Na II Guerra Mundial: Descoberta de valas comuns de prisioneiros de guerra poloneses mortos por forças soviéticas no Massacre da Floresta de Katyn. 1964 – Sidney Poitier é o primeiro ator negro a receber o Oscar.
FOTO DO DIA
Região com grande número de balneários, localizado a 8 quilômetros a partir de Vilhena, no sentido Porto Velho, da BR-364, está o igarapé Piracolino. Conforme o professor e historiador Esron Menezes, em seu livro “Território Federal do Guaporé – Retalhos para a História de Rondônia” a denominação aconteceu por uma “situação triste, na construção da BR-364”. Esron foi, junto às empresas construtoras, o representante do governo do Território.
Uma tarde, depois de tomar muito sol na abertura da rodovia, um topógrafo achou lindo o igarapé e resolveu tomar um banho, nu. Ele não sabia que a região era infestada pelos temíveis “peixes vampiros”, como chamam também os candirus. “Foi só entrar na água e os peixes devoraram seu prepúcio”, narra Esron.
O topógrafo conseguiu sair da água e correu espalhando sangue por todo o caminho até ao posto de saúde do acampamento, onde o médico Leônidas Rachid o socorreu, mas ele perdeu o prepúcio.
“O igarapé (foto) não tinha denominação, mas daí em diante apareceu no mapa de Rondônia com o nome que ostenta, Piracolino”, conta o livro de Esron.