O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
Dia 18 – 1920 – Lotação esgotada no Clube Internacional e muitos aplausos à apresentação da peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica da cidade.
Dia 18 – 1976 – Após instalar um posto de saúde e uma escola em Rolim de Moura, o governador Humberto Guedes ouviu dos moradores o pedido da criação do município.
1985 – O chefe da Casa Civil, desembargador Hélio Fonseca, não recebeu documento reivindicatório dos professores em greve e o movimento tende a se espalhar pelo Estado, com apoio dos alunos.
1990 – A criação da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim é um dos temas da reunião do próximo sábado, 21, em Guayaramerin (Bolívia) para um acordo binacional na fronteira.
1990 – A “terra de ninguém” de 22Km, entre os municípios de São Miguel e Nova Brasilândia, deve ir para a arbitragem, conforme o deputado Amizael Silva, relator da matéria na Assembleia Legislativa.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Livro Infantil. Dia Mundial do Radioamador. Dia do Amigo/Dia Internacional da Amizade. Dia Internacional dos Monumentos e Sítios ou Dia do Patrimônio Mundial.
Católicos celebram Sant Galdino. Santo Apolônio.
BRASIL
1873 – Ocorre a primeira Convenção republicana, em Itu (SP) e criado o Partido Republicano Paulista (PRP), 1º movimento republicano no Império do Brasil. 1882 – Nasce Monteiro Lobato (m. 1948), o “pai da literatura infantil do Brasil”. 1945 – O presidente Getúlio Vargas anistia todos os presos políticos. 1998 — Morre Nélson Gonçalves (n. 1919), intérprete de “Ronda”, “Volta do Boêmio” etc.
MUNDO
1506 — Começa a construção da Basílica de São Pedro em Roma. 1857 — Allan Kardec publica “O Livro dos Espíritos”, o que marca o surgimento do espiritismo. 1879 – Morre Albert Einstein (n. 1955), “pai da física moderna”, autor da “Teoria da Relatividade”. 1925 – Criada em Paris a União Internacional de Radioamadores (IARU).
FOTO DO DIABREAK, BREAK, BREAK. Em várias etapas da História do Mundo, no Século XX, essa chamada de emergência representou para muitas pessoas uma oportunidade a mais, e única.
Ainda durante a tragédia de Petrópolis, há pouco mais de um mês, quando praticamente os sistemas de comunicação locais entraram em colapso e um grupo de homens e mulheres passou a fazer parte do sistema de Defesa Civil.
Eles são os radioamadores, cuja data maior é 18 de abril, de fundação, em 1925, da União Internacional de Radioamadores – IARU. Na história de Rondônia o radioamador, grupo formado por profissionais dos mais variados ramos, participou em momentos especiais, como durante a abertura da rodovia BR-29 (364), nos contatos com as empresas e os acampamentos perdidos no meio da selva.
No mundo da internet o radioamadorismo, prática pioneira nas telecomunicações, deixou de ocupar o primeiroplano, mas seu uso ainda é importante também em locais desertos ou de mata fechada, onde o sinal do celular não chega.
“Alô….Câmbio…. Desligo!”
(F. Radioamador Aldenir Courinos (RO), prefixo PW8ACE, operando)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo