General do Exército – deputado ameaça parlamentar com soco em discussão na Câmara sobre os direitos dos sargentos
Durante seção na Comissão de Defesa Nacional na Câmara dos Deputados envolvendo militares das forças armadas, ocorrida em 3 de maio, houve muita confusão. A reunião foi bastante polêmica porque envolvia a convocação do Ministro da Defesa para explicar os motivos de não cumprimento de acordo que previa corrigir a reestruturação das carreiras dos militares das Forças Armadas, que na visão de sargentos e outros militares de baixa patente acabou privilegiando a cúpula das 3 forças com um aumento substancial enquanto deixou a base com déficit salarial por conta de aumento em descontos.
Em certo momento da reunião ouviu-se o deputado federal general Girão dizer que iria desferir um soco no deputado federal Glauber Braga, que tentava fazer prevalecer suas propostas em favor dos militares de baixa patente, que são os sargentos suboficiais cabos e soldados.
Glauber Braga mencionou ponto bastante polêmico ao dizer que o deputado general Girão usa sua designação de general para fazer prevalecer sua opinião, o que é contrário ao Estatuto dos Militares (Art.28, XVIII), que diz que o uso de designações hierárquicas, como general, tenente ou coronel, é proibido em atividades políticas e civis em geral.
Durante a seção nos campos de comentários e redes sociais percebeu-se que vários sargentos se mostraram indignados com as afirmativas de que seria quebra de hierarquia permitir que militares de baixa patente participem de discussão sobre salário na câmara dos deputados, apontam a lei número 7.524, de 17 de julho de 1986, que diz que militares podem
Veja a gravação