O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
RONDÔNIA
1929 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira é nomeado Governo Federal comandante do contingente do Exército anexo à Comissão de Linhas Telegráficas, sediada em Santo Antônio (então Estado de Mato Grosso)
1943 – A delegacia da Fundação Sesp comunica a donos de áreas urbanas em Porto Velho que tenham igarapés ou riachos em suas terras, que protejam as margens e combatam águas empoçadas que se transformem em ninhos de mosquitos.
1976 – O colunista Simeão Tavernard confirma que no dia 9, farão uma apresentação no Aluizão os bicampeões mundiais Garrincha, Djalma Santos, Belini e Nílton Santos, num amistoso entre as equipes locais do Moto e Ypiranga.
1983 – O PMDB vai ao Judiciário contra o governador Jorge Teixeira, pela nomeação de sete conselheiros para o recém-criado Tribunal de Contas. O líder Tomás Correia diz que com 3 funcionaria muito bem “pela falta do que fazer”.
1985 – Grande número de suplentes do PMDB, cujo deputado Angelo Angelin assume o governo do Estado dia 10, formam filas na casa do ex-deputado federal Jerônimo Santana, em Brasília, tentando conseguir uma vaga na nova administração.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Ex-combatente, Dia Nacional da Ética, Dia Mundial de Combate à Asma, Dia Mundial do Atum
Católicos celebram Santo Atanásio, Santo Antonino de Florença
BRASIL
1500 — A esquadra de Pedro Álvares Cabral parte da baía de Cabrália (Brasil) e segue viagem para as Índias.
MUNDO
1968 — França: aumentam as manifestações estudantis de Maio de 1968, “O ano que não acabou”.
FOTO DO DIA
Em 1977 Rondônia, ainda Território, então com dois municípios passou a ter sete, um deles Cacoal, instalado em ato solene uma festa política que teve de tudo, inclusive um sol muito forte, a disputa entre o governador Humberto Guedes e o presidente regional da Arena Odacir Soares e o discurso do prefeito (nomeado) Catarino Cardoso dos Santos.
“Seu” Catarino (foto), mineiro de Espinosa, foi um dos milhares de colonos que vieram pela BR-364, atendendo ao chamado do governo federal. Ele era morador de Cacoal e foi nomeado pelo governador Humberto Guedes prefeito do novo município.
Cacoal foi o nome dado pelo guarda-fios Anísio Serrão, da comitiva de Candido Rondon e que o instalou no local onde havia muito cacau nativo, mas quando a ocupação gerada pela chegada de migrantes no final da década de 1960, a vila que se formava passou a ser identificada por “Nova Cassilandia”.
Numa reunião com moradores, no ano de 1971, o prefeito Jacob Atallah (de Porto Velho a cujo município a região era ligada) discutiu-se sobre o nome do local, e o jornalista Ciro Pinheiro, seu assessor, sugeriu que se mantivesse o nome “Cacoal”, como era chamada a vila, o que foi aprovado.