O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
26.5.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1918 – A prefeitura portovelhense notifica usuários de energia elétrica: vai cortar o fornecimento dos que não pagarem suas dívidas até dia 5 de cada mês.
1981 – A Câmara de Porto Velho tende a não aprovar o novo projeto urbano da cidade, e uma alegação é que até este mês todo o orçamento anual já foi gasto ou comprometido.
1982 – Em Pimenta Bueno, ao entregar 100 documentos de terra a colonos, o governador Jorge Teixeira cobrou o voto nos candidatos do PDS, para retribuir pela concessão desses títulos.
1990 – O Flamengo dia 31, e o Fluminense dia 7 de junho, estão confirmados para uma apresentação cada, em Porto Velho, conforme o empresário Fleury Azevedo.
COMEMORA-SE
Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, Dia do Revendedor Lotérico
Católicos celebram Nossa Senhora do Caravaggio, São Filipe Rômolo Néri, São Simétrio, Santo Eleutério, Santa Maria Ana de Jesus Paredes
BRASIL
1824 — Os Estados Unidos da América são o primeiro país das Américas a reconhecer a Independência do Brasil. 1914 — Nasce Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (m. 1992) a religiosa Irmã Dulce, canonizada com o nome Santa Dulce dos Pobres. 1930 — Nasce Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, músico multi instrumentista (m. 2006)
MUNDO
1927 — O último Ford Modelo T sai da linha de montagem após uma produção de 15 007 003 veículos. 1923 – Primeira corrida de Le Mans, vencida pela dupla André Lagache e René Leonard num Chenard & Walcker Sport.
FOTO DO DIA
POMERANOS – EM ESPIGÃO
Eles são os pomeranos, descendentes dos habitantes de uma região do Mar Báltico. No fim do século XIX, grupos pomeranos migraram para o Brasil, chegando a Rondônia, vindos do Espírito Santo, no final da década de 1960, se estabelecendo em Espigão do Oeste.
No então Território o grupo enfrentou perseguições, o que levou à demissão de um governador, por decisão do presidente Ernesto Geisel,
Em Espigão do Oeste continuam seus costumes, como no casamento: que dura três dias, cujo convite é feito por um irmão da noiva, indo de casa em casa, onde entra e, andando na sala, dita o convite para a seguir oferece um pouco de bebida a cada um. A festa dura três dias e, no segundo, um prato é feito, em várias versões, apenas por pés de galinha. A noiva se apresenta com roupa preta, como o faziam suas ancestrais porque, àquela época, o senhor feudal é quem dormia a primeira noite com a noiva.
Em Espigão os pomeranos realizam anualmente a Festa Pomerana, muito bonita mas pouco conhecida no Estado.
(*) https://midiacidada.org/os-pomeranos-um-povo-sem-estado-finca-suas-raizes-no-brasil/