O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
21.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1925 – O engenheiro Cincinato Rodrigues, em nome do governo (MT) convocou proprietários de áreas do município de Santo Antônio, a acompanhar a demarcação de cada lote a partir do dia 30.
1942 – Uma nova leva de nordestinos, contratados para trabalhar na ferrovia Madeira-Mamoré, deve chegar até a próxima semana.
1983 – A ausência do governador Jorge Teixeira à convenção regional do PDS, causou a não reeleição do senador Claudionor Roriz. Eleito o candidato da oposição Desival Reis, amigo de Teixeira.
1984 – Em editorial, o jornal Alto Madeira acusa o delegado Dario Macedo, em cuja delegacia é lotado um policial acusado de assassinato, de não cumprir sua obrigação.
COMEMORA-SE
Dia Internacional do Aperto de Mão, Dia do Intelectual, Dia do Profissional de Mídia, Dia Mundial do Yoga, Dia Mundial do Skate.
Católicos celebram São Luiz Gonzaga
BRASIL
1839 — Nasce Machado de Assis (m. 1908), escritor, fundador da Academia Brasileira de Letras. 1868 — Nasce Graça Aranha (m. 1931), escritor brasileiro. 1919 — Nasce Nélson Gonçalves (m. 1998), cantor (Ronda, Boemia etc). 1970 – A seleção brasileira vence a Itália (4×1) e conquista o tricampeonato, no México.
MUNDO
1527 — Morre Nicolau Maquiavel m(n. 1469), historiador e cientista político italiano. 1948 — O disco LP (antecessor do CD) é apresentado pela Columbia Records no hotel Waldorf–Astoria, Nova Iorque.

FOTO DO DIA
A luta dos padres no Rio Madeira
Abnael Machado de Lima
Durante muitos anos a maior barreira encontrada pelos padres que tentavam subir o Rio Madeira para catequizar índios, tinha um forte e muitas vezes mortal adversário, o próprio índio. O assunto é mostrado com profundidade pelo historiador e professor doutor Honoris Causa da Unir, Abnael Machado de Lima (*), cuja síntese vai a seguir.
Os padres queriam catequizar e consolidar a ocupação portuguesa na região. Abnael destaca o trabalho do padre João Sampayo, na segunda metades do Século XVIII, que “organizou uma expedição pelo Rio Madeira, alcançando a cachoeira Aroya (Santo Antônio), em seguida, apesar das dificuldades nos cachoeiras, saltos e corredeiras dos Macacos, Laguerites (Teotônio), Morrinhos, Caldeirão do Inferno, Jirau, Três Irmãos, Paredão e Perdeira”, diz Abnael.
Ele ainda narra: “Na ida, como na volta, os expedicionários mantiveram contatos com os indígenas na tentativa de os convencer a se tornarem aliados e súditos do rei de Portugal”.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo