O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
22.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1919 – O professor Raul Andrade confirmou abertura de inscrições para um curso de música, em PVh, cujos alunos, depois, irão compor a banda de música local.
1947 – Inaugurado o campo de pouso de Ariquemes, com um voo do piloto Ruy Cantanhede, do Aeroclube de Porto Velho, de onde decolou.
1986 – Restaurantes, pizzarias e padarias estão fechando devido ao tabelamento de preços feito pelo governo federal, o que eleva muito o custo de produção, inviabilizando o atendimento.
1990 – Surpresa das convenções para escolha de candidatos: o coronel Carlos Augusto Godoy será o vice do senador Olavo Pires, na coligação “Vontade do Povo” ao governo.
1994 – Criados os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis, Vale do Anari e Parecis.
COMEMORA-SE
Dia do Orquidófilo, Dia do Aeroviário,
Católicos celebram São Tomás Moro (Anglicanos a 6/7), São Paulino, São João Fisher (Anglicanos a 6/7), São Flávio Clemente, Santo Inocêncio
BRASIL
1874 — Inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (Rio de Janeiro) à Europa.
MUNDO
1633 — O Vaticano força Galileu Galilei a renegar que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo. 1987 — Morre Fred Astaire (n. 1899), dançarino (“Dançando na Chuva” etc). 1941 — A Alemanha invade a União Soviética na Operação Barbarossa.
1986 – Copa do México, Maradona faz gol de mão e a Argentina segue na competição.
FOTO DO DIAAinda na contagem de votos da eleição de 1986, o deputado federal Olavo Pires, àquele ano eleito senador, anunciava que seria candidato a governador em 1990, mesmo sem o apoio do governador Jerônimo Santana, o cacique maior do seu partido o PMDB.
Eleito, iniciou campanha envolvendo tratores, o que a mídia passou a chamar Olavo de “Caravana do senador das Estradas”. Em 1990 lançou a coligação “Vontade do Povo” (PDS, PTB, PDT, PST), com comuns desavenças entre os candidatos, o que praticamente explodiu na mega convenção, realizada no clube Botafogo (PVH).
Ambiente tumultuado, porque uma das alas da coligação queria o ex-deputado federal Antonio Morimoto candidato ao Senado, mas Olavo impôs o empresário Chagas Neto, e na hora de fechar a ata da convenção o documento desaparecera e horas depois localizado na casa de um aliado de Morimoto.
Acusado por adversários de todos os portes, de envolvimento com o tráfico, com outdoors em locais públicos, Olavo passou a campanha toda se defendendo, despencando nas pesquisas, mas ganhou no turno, com pouco mais de 500 votos do 2º.
No dia 16 de outubro de 1990 Olavo (FOTO) foi assassinado, um crime nunca esclarecido.