Colesterol e a pressão alta: 4 frutas ajudam a evitar esses problemas
CATRACA LIVRE
Para alcançar uma alimentação equilibrada, o consumo é de frutas é indispensável para a sua rotina de dieta. Portanto, quanto maior a variedade, melhor para a nossa saúde.
Isso porque as diferentes cores garantem uma quantidade maior e mais variada de fitoquímicos, elementos essenciais para um cardápio mais nutritivo e importante aliado no combate ao colesterol.
O nutricionista Israel Adolfo explica a relação. “As frutas possuem cores diferentes, pois tem vitaminas e minerais em diferentes quantidades”.
Por conta dessas propriedades variadas, algumas frutas são muito importantes para o dia a dia. O ideal, observa o especialista, é que se consuma de três a cinco porções diárias, equivalente à quantidade adequada de vitaminas, nutrientes e fibras que o organismo precisa para um bom funcionamento.
Se a ideia é otimizar os benefícios que essas frutas proporcionam para a nossa saúde, confira opções que não podem faltar no seu cardápio:
Abacate para reduzir o colesterol
Por ser rico em gordura monoinsaturada, aquela considerada amiga do nosso organismo, o consumo regular do abacate reduz os níveis de colesterol total e eleva os de HDL, o chamado colesterol bom.
Mas vale um alerta, já que a fruta tem muitas calorias. “Para apresentar apenas os benefícios, deve ser consumida na quantidade de uma colher de sopa ao dia”, ressalta Israel Adolfo.
Além disso, o especialista explica que a fruta não deve ser consumida com açúcar. Uma boa alternativa é cacau em pó.
Banana para diminuir a queimação
Por possuir substâncias que protegem as paredes estomacais, a banana é uma importante aliada para quem sofre com gastrite e azia.
Antes de amadurecer, ela possui maior quantidade de amido, contribuindo para que o estômago produza menos ácido para efetuar a digestão e irrite menos as paredes estomacais.
Morango para evitar infarto
Um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health em Boston (Estados Unidos) em 2013 demonstrou que mulheres que consumiam morangos e mirtilos tinham menos chances de infartos do miocárdio. A grande responsável pelo benefício é uma substância chamada antocianina, presente em frutas de coloração vermelha e azul. O morango também ajuda a reduzir a pressão graças à procianidina.
Acerola para fortalecer o sistema imunológico
Não há fruta com mais vitamina C do que a acerola. Nem a laranja. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) da Unicamp, uma laranja tem cerca de 57 mg de vitamina C, contra 104 mg, aproximadamente, de uma única acerola.
Vale dizer também que o nutriente é muito importante para o sistema imunológico, uma vez que está associado à produção das células de defesa do organismo e modula o funcionamento da nossa proteção natural.