O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
13.07.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1919 – Está confirmada a instalação de um motor gerador de energia elétrica em Espiridião Marques (G.Mirim) e a seguir funcionar um cinema.
1941 – O delegado de Polícia de Porto Velho divulga nota informando que serão apreendidos todos materiais de casas de jogos do azar, e seus responsáveis presos.
1976 – Iniciada a construção da escola Vital Brasil, a primeira de Rolim de Moura, tendo como professora Enilda do Carmo Lopes.
1981 – Em Brasília, o deputado Gerson Camata (ES) acusa o governador de Rondônia, Jorge Teixeira, de “gastar dinheiro público em promoção pessoal”.
1987 – Em meio a denúncias e com a eleição sub judice, a CBF decreta intervenção na Federação de Futebol de Rondônia e nomeia o coronel Walnir Ferro como interventor.
COMEMORA-SE
Dia do Engenheiro Sanitarista. Dia Mundial do Rock. Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente. Dia do Cantor.
Católicos celebram Nossa Senhora da Rosa Mística, Santa Teresa de Jesus dos Andes
Santo Henrique, Santa Cunegundes
BRASIL
1901 – Santos Dumont contorna a Torre Eiffel, em Paris, com um dirigível. 1990 – Promulgada a Lei nº 8069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 2003 – A Brasil ganha o tricampeonato da Liga Mundial de Vôlei.
MUNDO
1917 — Ocorre a 3ª das seis aparições da Virgem Maria às três crianças de Fátima, Portugal.1930 – Com 13 seleções inicia em Montevidéu o primeiro campeonato mundial de futebol. 1985 — Acontece o concerto beneficente Live Aid em diversos locais do mundo a partir de Londres.
FOTO DO DIA
EM PLENO FAROESTE
Era o ano de 1973 e eu vinha de Vilhena para Porto Velho. O ônibus, mais que lotado (naquele tempo não tinha ar-condicionado e a poeira era enorme no final do verão), eu dera o lugar na saída de Cacoal, há algumas horas, para uma senhora com duas crianças em seu colo, e fui ficar próximo à porta. Por isso fui o primeiro a descer, entrei no boteco, pedi uma cerveja e fui lá para fora.
De repente, dois homens, a cavalo, ambos com esporas nas botas, aqueles chapelões, nas cinturas cada um com respectivo “berro” no coldre, amarram os animais num cajueiro que servia de rodoviária.
Nunca mais esqueci: havia 5 minutos que o motorista do ônibus da Viação Mota anunciara: “Rodoviária de Presidente Médici”, 20 minutos para ir ao banheiro e almoçar”.
Para os dois entrarem abriram um corredor humano, eles foram ao balcão, pegaram uma garrafa, suponho que de cachaça, e saíram. E eu, ali, me imaginando em pleno faroeste daqueles americanos. Quando perguntei ao botequeiro quem eles eram o cara respondeu: “São jagunços do “seu” …..”
Muitos ainda chamavam, o lugar de “33”. Hoje, felizmente, a situação é muito melhor – foto de Presidente Médici atual.