UNIR: Quatro projetos da instituição de ensino são premiados em Congresso de Comunicação
RONDÔNIA AO VIVO
Quatro projetos do curso de Jornalismo da UNIR, realizados por estudantes vão representar a Região Norte.
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu quatro prêmios voltados para estudantes durante a realização do Intercom Norte 2023, o principal evento da área de Comunicação na Região Norte, realizado entre os dias 14 e 16 de junho, e que este ano aconteceu na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista (RR). Foram premiados os projetos Mulheres no Samba, Saúde Mental na Pandemia, ambos produtos laboratoriais da disciplina Jornalismo Especilaizado, do curso de Jornalimso da UNIR, e o projeto de extensão de 3 2 1 REC: estudo e produção coletiva de comunicação para cidadania, coordenado pela professora Evelyn Morales, também do curso de Jornalismo; e o jornal laboratório Beradeiro, que é uma produção do curso de Jornalismo da UNIR e envolve diferentes disciplinas. Os quatro projetos agora vão representar a Região Norte durante o Intercom Nacional que acontece em Belo Horizonte, na PUC-Minas, entre os dias 4 e 8 de setembro.
Produtos de Comunicação premiados – Os três produtos premiados foram apresentados por alunas do curso de Jornalismo durante o Intercom Norte, e são resultados de ações de extensão vinculadas ao Departamento de Comunicação, Dacom, da UNIR, no Campus de Porto Velho. Três das produções do REC foram premiadas no Expocom Norte. Uma delas é o projeto Mulheres no Samba – vozes da resistência, vencedor na categoria Melhor Documentário em Áudio da Região Norte. Trata-se de uma grande reportagem que conta a história de mulheres que participam do universo do samba em Rondônia, desde os bastidores até a produção de samba enredo, confecção de fantasias, fortalecimento e incentivo de lideranças nas agremiações.
A outra é o 321 REC: Estudo e produção coletiva de comunicação sonora para a cidadania, que venceu na categoria Projetos de Extensão. Este é um projeto que reúne 30 estudantes e professores de diferentes cursos da UNIR, dos campi de Porto Velho, Vilhena e Ji-Paraná, que estudam e produzem peças comunicacionais sonoras semanais com ênfase na educação e cidadania. São mais de 50 produtos sonoros veiculados no Instagram @rec.unir, no canal do Youtube REC Unir, e no canal do Spotify 321 REC, com mais de 200 mil visualizações e interações gerais em pouco menos de oito meses.
E também premiado foi Saúde Mental na Pandemia, na categoria Reportagem em Áudio/Radiojornalismo. Trata-se de uma reportagem com informações sobre a importância dos atendimentos da Clínica de Psicologia da UNIR que ocorreram no período da pandemia, com valorização dos serviços de estágios oferecidos no curso de Psicologia e apoiados pela UNIR.
A aluna de Jornalismo Márcia Chaves foi quem defendeu os projetos em Boa Vista (RR) disse que foi “uma honra defender os projetos nos quais eu ajudei a produzir. Ter participado e ganhado me deixou muito motivada e creio que os meus colegas que também ajudaram na produção desses trabalhos também se sentem assim”. Quanto à participação na etapa nacional, em Belo Horizonte “me sinto mais confiante agora e quero trazer os prêmios para UNIR, espero que cada vez mais os alunos de jornalismo participem desses eventos futuramente representando a nossa região e a nossa Universidade”.
Beradeiro2Jornal laboratório premiado – O prêmio de melhor jornal laboratório da Região Norte também ficou a UNIR. O Beradeiro, que é uma produção conjunta das disciplinas Design Gráfico em Jornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo Impresso. O jornal teve até agora duas edições, e da sua produção participaram mais de duas dezenas de estudantes das turmas I e II de Jornalismo da UNIR em Porto Velho. A concepção do Beradeiro passou primeiro pelo professor Luciano Sampaio, falecido em abril de 2022, e do professor Marcus Fiori, e depois teve também a coordenação dos professores Carlos Guerra e Larissa Zuim.
As reportagens e todos os demais conteúdos publicados no Beradeiro, como charges e fotografias, são produzidos pelos próprios alunos do curso de Jornalismo da UNIR, e mais da metade das pautas são sobre a própria Universidade. “Quando cheguei ao Jornalismo da UNIR fiquei com a missão de finalizar a primeira edição do Beradeiro. Apesar de não ter saído nenhuma edição, já existia um trabalho construído pelo professor Luciano Sampaio, que havia escolhido nome, logomarca e disposição gráfica do veículo. Procuramos manter todo o trabalho já feito, devido ao carinho que a turma sentia pelo professor e buscamos motivar toda a turma para a produção deste veículo. O carinho e a dedicação depositadas resultaram neste jornal premiado”, disse o professor Carlos Guerra.
No Intercom Norte 2023 a estudante de Jornalismo Loide Gonçalves, que apresentou o projeto durante o Expocom. “O Intercom é uma oportunidade incrível de ter ainda mais vivência com pessoas que vivem do Jornalismo. Ter oportunidade de representar a Unir é um presente, e o Prêmio do Intercom é para cada um dos alunos e dos professores que se envolveram no nosso jornal-laboratório. Vida longa ao Beradeiro e ao nosso amado curso”, disse a estudante.
Expocom – A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, Expocom, é uma mostra competitiva de produtos experimentais na área da Comunicação, e o principal prêmio oferecido para estudantes de cursos da área no Brasil. É promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Intercom, que é a maior entidade do gênero na América Latina. O Expocom é anual e reúne todas as escolas de Comunicação do país, primeiro em uma competição regional, com foi o caso do Intercom Norte, em que os vencedores representam suas regiões em busca do prêmio nacional. Nesta etapa apenas um representante de cada região concorre, e no caso da Região Norte o curso de Jornalismo da UNIR será o responsável por representar os sete estados em 2023 nas três categorias em que foi vencedor.
Além dos produtos premiados, a UNIR participou do Expocom Norte também com o Eleições 2022 – UNIR na Rubra (categoria Programa Laboratorial de Áudio), uma participação inédita da UNIR da rede colaborativa de rádio na divulgação de informações sobre as eleições de 2022. A UNIR foi a única instituição da Região Norte a participar da cobertura do pleito em primeiro e segundo turnos, junto à Rede de Rádios Universitárias do Brasil, comandada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).