O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
15.8.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1823 – A Província do Grão Pará (abrangia toda a regiãon da atual Amazônia brasileira), dá sua adesão à Independência do Brasil.
1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (incluiria a seguir o “da Silva”), que, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma lenda em Guajará-Mirim e região.
1918 – Festa em Presidente Marques (Guajará-Mirim) para Candido Rondon, que de trem inspecionava a linha telegráfica. Ao chegar foi saudado pelo médico José de Mendonça Lima.
1981 – Ao juiz Augusto José Alves (PVh), sobre acusações feitas à Justiça acerca da morte do advogado Agenor Carvalho, o vereador João Bento disse: “Não falei nada, e se falei não sustento”.
1981 – O deputado federal Isaac Newton (PDS-RO) confirmou: o projeto de criação do Estado está em revisão final do ministro Leitão de Abreu e será votado este ano
1986 – A Funai tem 2 problemas sérios: ameaças de “Araras” e “Gaviões” a invasores de suas terras, e a morte de 2 colonos pelos Uru-eu-uau-uau em Bom Princípio (atual município de Seringueiras).
COMEMORA-SE
Dia do Solteiro. Dia da Informática. Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia.
Católicos celebram Assunção de Nossa Senhora. São Tarcísio. Santo Estanislau Kostka.
BRASIL
1827 – Nasce Bernardo Guimarães (m. 1884), autor do clássico “A Escrava Isaura”. 2012 – Morre Altamiro Carrilho (n. 1924), o grande flautista brasileiro, o maior nome do “chorinho”. 1909 – Morre Euclides da Cunha, escritor, autor de “Os Sertões”.
MUNDO
1945 — A Transmissão do Rescrito Imperial pelo imperador Showa, anunciando a rendição do Japão na II Guerra Mundial, é a 1ª vez que o imperador fala ao povo japonês. 1824 – Escravos libertos do Estados Unidos fundam a Libéria. 1884- A Academia de Medicina de Paris aprova o método de cura da raiva.
FOTO DO DIA
DR. RUBENS BRITO? QUEM?
Numa cidade que tem patronos de vias públicas inteiramente desconhecidos, e dos quais pouco se sabe, deveria ter pelo menos um programa de busca e homenagem a personagens que, nas mais diversas atividades profissionais, tenham realmente contribuído para com esta urbe.
Um desses nomes, ilustres desconhecidos mas cujo trabalho teve enorme importância para a sociedade, é o do médico Rubens Brito, apenas um dos muitos cujas memórias precisam ser preservadas, e quem faz esse alerta é a historiadora Yêda Borzacov.
Rubens Brito foi o primeiro diretor (secretário) de Saúde do Território, e pioneiro, no Brasil, de aplicação da Penicilina, o que a historiadora conta (*).
O médico Rubens Brito desenvolveu seu trabalho à frente da saúde do Território, dentre outras ações com envio de pessoal e milhares de doses de vacinas para aplicação em moradores de cidades bolivianas na fronteira, criando assim a primeira barreira epidemiológica na região.