O DIA NA HISTÓRIA
Sexta feira, 08 de setembro de 2023.
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1948 – Soldados da 3ª Cia de Fronteira (PVh) denunciam abusos contra índios, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, na busca de seu irmão, o Tenente Fernando, desaparecido na selva em 1945.
1948 – Na região Norte só os territórios do Acre e Guaporé tiveram saldo positivo financeiro em 1946. O maior déficit foi do Pará: CR$ 238 milhões.
1976 – A repetidora da TV-Ji-Paraná entra em fase de experiência. Seria oficialmente inaugurada em 1977.
COMEMORE
Dia Mundial da Alfabetização (ONU). Dia Nacional de Luta por Medicamento. Dia Nacional do Terço dos Homens. Dia Internacional da Solidariedade ao Jornalista.
Católicos celebram Dia de Natividade de Nossa Senhora. São Sérgio I. São Tomás de Vilanova.
BRASIL
1551 – Criação da cidade de Vitória (ES). 1612 – Criação da cidade de São Luís (MA). 1665 – Criação da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, 25 anos antes da criação da cidade. 1793 – O Círio de Nazaré, em Belém (PA) acontece pela 1ª vez. 1961 – Toma posse como 1º ministro Tancredo Neves.
MUNDO
1866 – Registrado o 1º nascimento de sêxtuplos no mundo. 2020 — O Google lança o Android 11.
FOTO DO DIA
CORAÇÃO DE MÃE NÃO SE ENGANA
Ouvi muitas vezes uma frase que deve ter muito cunho de verdade: “Coração de mãe não se engana”. Sua lembrança reapareceu na minha memória ao ler a edição do jornal Alto Madeira, 8.9.1948.
Em 2005, na casa do ex-deputado Walter Bartolo, em Porto Velho, ele conversava comigo, com o jornalista Adaídes – Dadá – Santos e o historiador Francisco Matias. Tocamos no caso do tenente Fernando Oliveira, sumido na selva próximo à (hoje) hidrelétrica de Samuel, e o Bartolo, que era soldado servindo sob comando do oficial desaparecido, comentou.
Foram feitas várias buscas, uma delas comandada pelo capitão Oliveira, irmão do tenente. Disse que a própria mãe do oficial pedira para não baterem mais nos presos, o que incluía dois irmãos mateiros capturados pela expedição comandada pelo capitão, irmão do tenente.
“Ela dizia que coração de mãe não se engana”, e pelo visto não se enganou Bartolo escreveu a poesia “Mãe sofredora”, homenagem à senhora Amatilde Oliveira, genitora do tenente Fernando.
(F. Bártolo, prefeito de Ji-Paraná, cumprimentando o jornalista Dionísio (Dió) Xavier – acervo Roberto Gutierrez)