EventosGuajará Mirim

No retorno triunfal de festival, Malhadinho vence duelo com boi adversário


Depois de muito trabalho, viagens, conversas em busca de apoio e conhecimentos, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará-Mirim, Ricardo Lira Maia, o Ricardinho Tô na Night, viabilizou de forma positiva o retorno daquele que é o maior evento da cultura popular da histórica da cidade de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia: o Festival Folclórico de Guajará-Mirim.

Após sete anos paralisado em função de uma série de problemas adversos, o festival voltou e voltou coberto de glórias.
Tendo assumido a pasta responsável pelo evento, a convite da jovem prefeita Raíssa da Silva Paes, a Raíssa Bento (MDB), o secretário elencou entre outros projetos culturais, o retorno do festival folclórico, também conhecido como Duelo na Fronteira, cujo início deu- se no ano de 1995 e era realizado na quadra da AABB. O evento cresceu ano após ano e a então responsável por sua realização, União Municipal de Associações de Moradores de Guajará-Mirim (UMAM), levou o evento para a área física onde está instalado o quartel do Sexto Batalhão de Polícia Militar (6* BPM). Depois de um tempo, e concretizando o sonho de todos, a administração municipal da época iniciou a construção do atual local de apresentação, o Bumbódromo Márcio Paz Menacho, uma homenagem que se prestou a um grande brincante, servidor público municipal da Educação e músico e integrante da marujada do Boi Flor do Campo e integrante de uma família de músicos de origem boliviana, covarde e brutalmente assassinado dentro de seu lar por um ladrão que adentrou em sua residência causando terror e pânico à família e ceifando a vida do pai de família.
Com o decisivo apoio da prefeita Raíssa Bento e a parceria firmada com o Governo do Estado de Rondônia, cujo mandatário maior, Coronel Marcos Rocha, autorizou as pastas ligadas ao tema a prestarem todo o apoio técnico e financeiro ao município de Guajará-Mirim para o efetivo retorno do festival, o que ocorreu de forma brilhante nos dias 13, 14 e 15 deste corrente mês de outubro.
Assim, e após sete anos, o festival voltou e, na sua 21a edição, tem o Boi Malhadinho como campeão, obtendo então seu 9* título na história competição.
Como era esperado, o festival incrementou a economia da cidade e trouxe novas esperanças para as áreas de cultura, esporte e turismo de Guajará-Mirim, que agora tem à frente uma pessoa dedicada e conhecedora dos temas sob sua responsabilidade.

A *CONTAGEM*

A contagem dos pontos, feita pelos jurados, inicialmente marcada para às 16h do domingo, 16, somente iniciou por volta das 22h daquele dia em função de recursos apresentados por ambas as direções dos dois bois e analisados e definidos pelo júri.Malhadinho acabou campeão obtendo 838,2 pontos.
Em festa pela conquista do título, a Nação Azul e Branco comemora muito o feito.

Fonte: A Pérola do Mamoré


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo