O DIA NA HISTÓRIA
Quinta feira, 19 de outubro de 2023.
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1938 – O cientista Geraldo Rocha, no jornal “A Noite” (RJ) cobra ao Governo Federal que, para evitar incursões estrangeiras na periferia da Amazônia, crie vários Territórios Federais na região.
1954 – O navio “Leopoldo Peres”, da frota do Snapp, atracou em Porto Velho, concluindo sua viagem inaugural no trecho Belém/Manaus/Porto velho.
1983 – A Polícia Militar fará concurso em janeiro para o primeiro quadro de 50 soldados policiais-militares femininas, com previsão de segundo concurso em julho de 1984.
1987 – Pela 2ª vez em 15 dias uma viatura da Funai, levando sertanista, índios e soldados da Polícia Florestal, foi atacado a tiros na BR-421, área de muitos madeireiros e invasores de terras.
1990 – Seis presos, incluindo o que roubou o carro da Assembleia Legislativa, usado para a fuga do assassino do senador Olavo Pires, foram apesentados pela SSP/RO.
COMEMORE
Dia do Profissional da Tecnologia da Informação (TI) ou Profissional da Informática. Dia Nacional da Inovação. Dia do Guarda Noturno. Dia do estado do Piauí.
Católicos celebram São Pedro de Alcântara, São Paulo da Cruz, Santos João De Brébeuf e Isaac Jogues.
BRASIL
1901 – Santos Dumont foi declarado vencedor do prêmio Deutsch, competindo com vários inventores. 1902 – Primeira partida oficial do Fluminense Football Club: 8×0 Rio Football Club. 1822 – Proclamada a independência, em relação a Portugal, do Piauí
MUNDO
1512 — Martinho Lutero torna-se doutor em teologia. 1862 – Nasce o químico francês Augusto Lumiére (+ 1954), um dos inventores do cinema. 1943 – A estreptomicina, o primeiro remédio antibiótico para tuberculose, é isolada por pesquisadores da Universidade Rutgers.
FOTO DO DIA
A 17 de abril de 1943, em plena IIª Guerra Mundial e com o 2º ciclo da borracha em andamento, Porto Velho ganhava uma nova agência bancária, o Banco de Crédito da Borracha, fruto do convênio de Washington, “nascido” a 9 de julho de 1942 “com a missão de financiar os seringais da região, para abastecer os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial”. (*)
Logo depois Banco de Crédito da Amazônia e a seguir, Banco da Amazônia, “agente financeiro do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam), administrado pela Sudam)” (*).
Em Porto Velho na inauguração da agência – que durante muitos anos funcionou no prédio da Avenida Presidente Dutra – o “Banco de Crédito da Borracha” teve como seu primeiro gerente o bancário Raimundo Cantuária (homenageado com o nome de uma avenida que corta a cidade até a zona leste).
Raimundo Cantuária ficou à frente da agência, substituído pelo bancário Raul de Jesus França, conforme Antônio Cantanhede em “Achegas para a história de Porto Velho).
(*) Site do Banco da Amazônia
F. agência do Basa em 1959 – acervo Rondônia Minha Querida Rondônia.