O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 29 de outubro de 2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1941 – O colégio – “das Irmãs” – Auxiliadora, vai diplomar a segunda turma de professoras, cujo paraninfo é o interventor do Amazonas, e ex-prefeito de Porto Velho, Álvaro Maia.
1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé, tendo como presidente o médico Renato Medeiros.
1981 – O Basa expande suas atividades, agora pesquisando para identificar medicamentos à base de plantas medicinais da Amazônia.
1983 – Aos 61 anos, natural de Corumbá, o jornalista Euro Tourinho, diretor do jornal “Alto Madeira”, há 50 anos morando em Porto Velho, recebe o título de “Cidadão Honorário” do Município.
1989 – Moradores de Ouro Preto do Oeste, há dias bloqueando a BR-364, devido à falta de energia elétrica na cidade, desbloquearam a rodovia, “sem atrito”, disse um oficial da PM.
COMEMORE
Dia Nacional do Livro. Dia das Flores. Dia Nacional e Mundial da Psoríase.
Católicos celebram São Feliciano de Cartago. São Zenóbio. São Caetano Errico. São Narciso (ortodoxos comemoram a 7 de agosto).
BRASIL
1810 – D. João VI funda a Real Biblioteca, hoje Biblioteca Nacional do Brasil. 1945 – Militares destituem o presidente Getúlio Vargas. É o fim do “Estado Novo”.
MUNDO
1969 — O primeiro link de computador para computador é estabelecido na ARPANET, a precursora da Internet. 539 a.C. — Ciro, o Grande, invade a Babilônia e permite que os judeus retornem à sua terra. 1929 – 33 milhões de ações trocaram de mãos na bolsa de valores (NY), começa a grande depressão.
FOTO DO DIA
MONTE NEGRO DE RONDÔNIA
Originado do NUAR (Núcleo Urbano de Apoio Rural) “Boa Vista”, Monte Negro é um dos nove municípios cujas terras, em maioria, foram retiradas de Ariquemes, o mais importante da região, os outros oito são: Jaru, Cacaulândia, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho d’Oeste, Theobroma e Vale do Anar, municípios cujas terras foram retiradas, em maior quantidade,
O NUAR que originou Montenegro iniciou com a chegada de migrantes em busca de terras para plantio com vistas à agricultura e de cacau, no Projeto de Colonização Marechal Dutra/INCRA, nos anos 1970.
Quando da criação do município, na década de 1990, foi necessário modificar o nome em razão de Boa Vista ser a capital do Estado de Roraima, sendo que o topônimo “Montenegro” foi gerado por uma colina na região (FOTO).
Segundo o censo do IBGE deste ano, a população de Monte Negro é de 11.548 moradores e no ranking de população dos municípios, Monte Negro a 27ª no Estado, na 266ª colocação na região Norte e na 2.693ª colocação no Brasil. (Site G1-Ro).


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo