Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1926 – Em Guajará-Mirim a fiscalização municipal impugnou a comercialização da carne de boi, em razão de muitas peças expostas estejam necrosadas.
1953 – Momento de emoção para o general Cordeiro de Farias, comandante do Regimento Sampaio na campanha da Itália, no encontro com o ex-cabo João Evaristo de Mendonça, pracinha da FEB, morando em Porto Velho
1981 – O Centro de Triagem da Migração, em Vilhena, contabilizou este ano, apesar das fortes chuvas e da péssima situação da 364, a entrada de 50 mil novos migrantes.
1987 – O presidente da Assembleia Legislativa, Sidney Guerra, vai instalar em Jaru o primeiro núcleo da pré-Constituinte estadual, visando a reforma da Carta rondoniense.
1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo (Cacoal). É o segundo deputado federal cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional
COMEMORE
Dia Nacional do Radialista. Dia Internacional da Preguiça.
Católicos celebram São Prosdócimo e São Vilibordo.
BRASIL
1825 — Fundado o jornal Diário de Pernambuco o mais antigo periódico em circulação da América Latina. 1837 — Eclode a revolta da Sabinada na Bahia, Brasil. 1848 – Início da Revolução Praieira, em Olinda (PE). 1890 — Criado o Tribunal de Contas da União.
MUNDO
1504 — Cristóvão Colombo retorna de sua quarta e última viagem à América. 1910 – Primeiro voo comercial dos Irmãos Wright (EUA)
FOTO DO DIA
NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE
Além de índios e seringueiros, a região que abriga o município de Nova Brasilândia d’Oeste começou a chamar atenção quando ainda nem era uma vila, em razão de pesquisas feitas por técnicos da CPRM ainda na metade dos anos 1970.
Região rica em terras férteis e muita madeira nobre, com a “invasão” da colonização que foi em frente a partir da abertura das picadas rumo àquela comunidade, pela (hoje) rodovia RO-010, começou a ocupação.
Ainda em 1982, o Incra começou a abertura das primeiras linhas. Em fins de 1983, o primeiro carreador atingiu a vila de Brasilândia, permitindo a chegada de veículos.
Em 1984, era aberta definitivamente a atual estrada, com verbas do programa Polonoroeste, que provocou a explosão da migração de pessoas interessadas em terras baratas e férteis, exploração do comércio e extração de madeira.
O município nasceu do pioneirismo de seus moradores, associado ao projeto de assentamento do Incra, que distribuía lotes de 50 ha, seguindo a política de abertura de novas fronteiras agrícolas.
Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/nova-brasilandia-doeste/historico
Foto: Uma das primeiras casas de Nova Brasilândia.