A sucessão municipal já começou e pré:candidatos se movimentam para encarar a batalha.
Eleições municipais 2024
Por: Aluizio da Silva
Neste ano de 2024 o calendário eleitoral brasileiro reserva para o próximo mês de outubro o pleito de caráter municipal que escolherá os próximos prefeitos e vereadores dos mais de 5.500 municípios do País.
Inserido nesse contexto histórico, Guajará-Mirim já demonstra ações por parte de cidadãos que buscarão o cargo maior, que é o Palácio Pérola do Mamoré, e o de coadjuvantes da história, que são os que almejam chegar ao Palácio Vereador Abrahão Azulay.
Nomes já conhecidos do povo e que já prestaram serviços ao município em outros tempos, imbuídos de trazer o melhor para o guajaramirense, dão mostras claras que lutarão pelo posto de Chefe do Executivo Municipal. Outros, menos pretenciosos ou mais comedidos, entendendo que não possuem cacife para sonho tão elevado, optam por disputar uma vaga de vereador.
De todos os pretendentes, espera -se que apresentem projetos que não sejam só seus, mas de todos os guajaramirenses que querem o bem de Guajará-Mirim. Eles precisam defender projetos que cuidem de toda a cidade, e não apenas das áreas mais ricas, mais povoadas por pessoas que declararam apoio a esse candidato.
O processo é democrático e a democracia no Brasil é algo muito recente e ainda está se consolidando. O processo da participação na política é recente. Tem que haver também mudança na consciência do eleitor. A prática de comprar o voto do mais pobre diminuiu gradativamente e faz-se necessário que o eleitor guajaramirense tenha isso em mente e recuse – se possível, até denuncie – quem quer que seja que apresente essa proposta vergonhosa, corrupta, criminosa.
O.municipio de Guajará-Mirim precisa retornar a sua estabilidade política, pois nos últimos anos vem passando por trovões e tempestades que causam deveras preocupações entre a população.
Se não formos competentes agora, para escolher pessoas definitivamente comprometidas com o futuro de nossa gente, seremos omissos diante de uma nova oportunidade de corrigir os rumos da história do mais antigo e carismático município do Estado de Rondônia.
*Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Servidor Estadual Aposentado