A importância dos meios de comunicação de massa no processo eleitoral
Por: Aluizio da Silva
Você não aprende só na escola. Você aprende (ou desaprende) com os meios de comunicação de massa, que são: o jornal, o rádio, a televisão, o cinema e agora a internet. E embora todos eles prestem um serviço importante quanto à divulgação rápida de informações, há neles um poder que precisa ser controlado pela comunidade. É o poder de persuadir ou de convencer as pessoas, fazendo com que elas modifiquem seu comportamento. Nas palavras de um estudioso do assunto, “os gostos e preferências, hábitos, valores, ideias e atitudes, enfim, o comportamento do homem contemporâneo, parece cada vez mais condicionado pelos meios de comunicação de massa…. Em apenas alguns dias, um novo ritmo, até então ignorado, torna-se a coqueluche de toda uma geração, etc.
No que pese os veículos de comunicação serem altamente regulados na publicidade e na informação, as plataformas digitais não são.
Os comunicadores têm a voz, mas ouvem as pessoas e reproduzem aquilo que a sociedade anseia e precisa. Além de levar entretenimento, devem ter, como comunicadores, consciência de que são um dos pilares fundamentais da democracia, que é a informação.
Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Servidor Público Estadual Aposentado.