ELEIÇÃO MUNICIPAL E O VEREADOR
Por: Aluizio da Silva
O município se autogoverna, tem governo proprio. São os eleitores do município que o governam, indiretamente, por intermédio de seus representantes eleitos – prefeito e vereadores.
Governo, em sentido amplo, são o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores. O prefeito e o vice-prefeito constituem o Poder Executivo. E os vereadores compõem o Poder Legislativo.
A eleição é por voto secreto e simultânea em todo o Pais. O mandato é de quatro anos. Vereador é o cidadão eleito para cuidar da liberdade, da segurança, da paz, do bem-estar dos munícipes.
O eleitor, para ser vereador, precisa ser candidato, precisa ser escolhido pela convenção do partido, precisa inscrever-se, assinando declaração em que consente ser candidato e apresentando prova de domicílio eleitoral e filiação partidária, nos prazos legais. Escolhido candidato, precisa registrar a candidatura na Justiça Eleitoral, precisa ter condições de elegibilidade e estar elegível.
Nós últimos anos, as produções teóricas têm chamado a atenção para a intensificação de sentimentos de desconfiança nas instituições democráticas, de rejeição aos partidos políticos e de desinteresse pela política.
O vereador tem uma função especial, que merece destaque, por estar na base da democracia e por estar mais próximo do cidadão. Ele está no dia a dia das comunidades, ouvindo as demandas da população e buscando alternativas para as mais diversas questões. O vereador, na maioria das vezes, é a referência da população na articulação de políticas junto ao Poder Executivo. Ele deve lutar sempre para que as necessidades da população ouvidas e acolhidas para que possamos construir uma sociedade mais justa e democrática.
Aqui em Guajara-Mirim, como em todo o Brasil, teremos a eleição municipal para a escolha de novos prefeitos, novos vice-prefeitos e vereadores. Nesta faixa de fronteira, outrora chamada de A Pérola do Mamoré, e hoje vivendo décadas de crise política, teremos que escolher um novo prefeito, um novo vice e mais treze vereadores. Mais uma vez nosso futuro político estará nas mãos do eleitor. É escolher os nomes e votar, como sempre, na esperança de que o futuro seja melhor que o presente.
*Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Filho de Guajará-Mirim e servidor público estadual aposentado.