O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta feira, 01 de maio de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – O balanço financeiro e de serviços, do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré, onde menos de 2/3 são associados, é considerado positivo.
1921 – Funciona em Porto Velho o Grupo Espírita “Irmã Clarita”, presidido pelo morador Cincinato Elias Ferreira.
1925 – Bula Pontifícia assinada pelo papa Pio XI cria a prelazia de Porto Velho, tendo como primeiro pároco o padre Antonio Carlos Peixoto.
1947 – Com um caso suspeito de raiva, a prefeitura de Porto Velho anuncia: os cães encontrados nas ruas serão aprendidos e eliminados.
1976 – Em artigo em jornais de Porto Velho, o historiador Abnael Machado de Lima detalha que o delegado Capitão Alípio descobriu e destruiu um “campo de concentração” no Rio Guaporé.
1985 – Estado desde 1981, decisões a respeito de Rondônia ainda são tomadas em Brasília, para onde vão candidatos a secretários ficando aqui apenas o ato de nomear.
1990 – Falece o primeiro presidente da OAB/RO e do Judiciário rondoniense, desembargador Fouad Darwich Zacharias.
HOJE É
Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Dia da Literatura Brasileira.
Católicos celebram São José Operário, São Jeremias Profeta,
BRASIL
1943 — O presidente Getúlio Vargas sanciona a Consolidação das Leis do Trabalho. 1829 – Nasce José de Alencar (+ 1877), escritor, autor de “Iracema”, “Senhora”, “O Guarani” etc. 1897 – Primeira apresentação de filmes produzidos e dirigidos no Brasil (curta-metragem) (RJ). 1943 — Sancionada pelo presidente brasileiro Getúlio Vargas a Consolidação das Leis do Trabalho.
MUNDO
1994 — Em acidente grave, morre o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna (1q960/1994) no Grande Prêmio de San Marino. 2006 — A mando de Evo Morales, tropas do exército boliviano ocupam instalações da Petrobras na Bolívia.
FOTO DO DIAREVISIONISMNO NA PEFEITURA
Porto Velho contava 78 mil habitantes e o (então) moderno prédio onde se situaria, a partir de então, a prefeitura municipal foi denominado “Palácio 31 de Março”, um prédio moderno, localizado em frente à catedral do Sagrado Coração de Jesus.
Era 1967, ano em que a capital do Território teve cinco prefeitos (Paulo Medeiros, Irineu Martins Faria, Herbert Alencar, Hércules Carv alho e Walter Paula de Sales), e a sede da prefeitura em 1985 passou a ser “Palácio Presidente Tancredo Neves” e em 2017 ganhou novo endereço, agora o prédio “do Relógio”.
A| 1ª sede da prefeitura portovelhense foi uma casa na Rua dos Portugueses (atual Barão do Rio Branco), depois um prédio de propriedade da Madeira-Mamoré, ganhando novo local na década de 1920, daí para a sede onde ficou até 2017.
A mudança do nome de “Palácio 31 de Março” foi no bojo do revisionismo que se instalou no país logo após a “redemocratização”, e para homenagear Tancredo Neves.
A foto do “Palácio 31 de Março”, feita provavelmente da torre da catedral, é do acervo Rondônia Minha Querida Rondônia, colorizada por Luís Claro.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo