O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta feira, 06 de julho de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1941 – Claudina Ribeiro Dantas, Guajarina Figueiredo e Cristina Courinos foram as três classificadas para o cargo de datilógrafo, no concurso da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
1943 – Implantados em 1936 pelo seringalista Octávio Reis, com recursos próprios, o fornecimento de água e luz em Fortaleza do Abunã podem ser suspensos, devido à falta de apoio da prefeitura portovelhense.
1953 – Inaugurada em Porto Velho a maior usina de beneficiamento de borracha do país, a “São Domingos”.
1981 – Sede 1º Projeto de Colonização implantado pelo Incra em 1970, o distrito de Ouro Preto do Oeste fez festa comemorando a passagem a município, o 11º do Território.
1986 – O eleitorado rondoniense chega a 395 mil inscritos para o pleito deste ano, quando o Estado vai escolher pela 1ª vez seu governador, mas poderia ter chegado a meio milhão, informa o Tribunal Eleitoral.
1991 – Falece o deputado estadual Genivaldo Nunes, o 2º membro da Assembleia Legislativa a falecer no exercício do mandato. O 1º foi Jô Yutaka Sato, na legislatura 1983/87.
2000 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei Complementar 233/00 – Lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico. Rondônia é o 1º Estado a ter esse tipo de lei.
HOJE É
Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Dia Nacional do Teste do Pezinho. Dia Mundial do Telhado Verde. Dia da Logística.
Católicos celebram Santa Paulina, São Marcelino Champagnat, São Norberto, Santo Artêmio, São Cláudio,
BRASIL
1770 — Fundação da casa de ópera mais antiga da América Latina em funcionamento: o Teatro Municipal de Ouro Preto. 2000 – Morre o cantor e compositor Moreira da Silva (n. 1902), criador do samba-de-breque.
MUNDO
1944 – Desembarque de tropas aliadas na região da Normandia, o Dia “D”. 1946 — Fundação da Basketball Association of America, precursora da moderna NBA. 1961 – morre o psicanalista Carl Jung (n. 1875), “pai” da Psicologia Analítica.
FOTO DO DIADUAS NOTÍCIAS BOAS (II)
Além da informação de que a hidrelétrica de Samuel sairia da ideia para a realidade, o noticiário do dia 5 de junho de 1981 trazia outra informação ansiada há tempos: o Senado aprovara a criação de mais 6 municípios em Rondônia.
Em 1977, o Território passara de dois (Porto Velho e Guajará-Mirim), para sete (Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal), agora seriam mais seis, cujas leis de criação seriam assinadas dia 16 pelo presidente João Figueiredo.
Havia quem, sob as mais diversas questões eram contra que Ouro Preto d’Oeste, Espigão do Oeste, Costa Marques, Jaru, Presidente Médici e Colorado d’Oeste ascendessem essa condição, deixando de serem distritos.
Alegavam falta de condição econômica, que as despesas seriam maiores com as prefeituras e Câmaras Municipais, que viriam mais impostos, mas negar a elevação era trabalhar contra o desenvolvimento que, mesmo os que reclamavam, queriam.
Aliás, mesmo discurso dos que eram contra o Estado, a meses de Rondônia deixar de ser Território.
Foto: Em Costa Marques fica o Forte Príncipe.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo