O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 08 de junho de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1922 – A Intendência (Câmara) de Porto Velho publica lei autorizando a cobrança de impostos sobre exportação de produtos fabricados no município, e multa para criadores de gado que não registrarem seus animais.
1949 – O promotor público Paulo Coelho (G.Mirim) foi afastado de suas funções devido a denúncias encaminhadas ao Ministério da Justiça, sendo composta uma comissão que vai apurar os fatos.
1981 – Na coluna História Antiga, o jornalista Esron Penha de Menezes propõe que Bombeiros e Polícia Militar, formem duas unidades autônomas, admitindo haver ciumeira dos PM’s pelo aplauso da população aos “soldados do fogo”.
1986 – O IBGE quer mais 60 dias para dar parecer final sobre a questão de Extrema, desde 1943 pertencente a Rondônia, e reivindicada pelo Acre.
1986 – O governador Ângelo Angelin assinou a lei que cria o Juizado de Pequenas Causas, inicialmente a ser implantado na comarca de Porto Velho.
1988 – Na Assembleia Legislativa o deputado Amizael Silva cobrou ao Ministério Público sobre assuntos que dependem da palavra do MP. Ele quer saber se falta pessoal ou que o MP explique o que está acontecendo.
HOJE É
Dia Mundial dos Oceanos (ONU). Dia Mundial dos Oceanos. Dia do Citricultor.
Católicos celebram São Medardo de Noyon, São Norberto,
BRASIL
1978 – É suspensa a censura prévia à imprensa. 1914 – Fundada a Federação Brasileira de Sports, que dá origem em 1979 Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 2018 — Morre Maria Esther Bueno (n. 1939), a 1ªtenista brasileira a vencer em Wimbledon.
MUNDO
452 — Átila, o Huno invade a Itália. 632 — Morre Maomé (n. 570), líder religioso e político árabe. 1949 – Eric Arthur Blair pseudónimo George Orwell (1903/19t50) lança o livro “1984”.
FOTO DO DIA
AGRESSÕES NO PMDB
A confusão do PDS em 1982, para escolha de candidatos na 1ª eleição estadual não foi “privilégio” do PDS, onde pretendentes a candidatos a deputado estadual, como o jornalista Edgar Lobo de Vasconcelos que ficou de fora.
Edgar, autointitulado “Primo do Zagalo” – e era mesmo, fora vereador em Porto Velho entre 1970/72, foi cassado e voltou por mandado judicial, mudou para Vila Rondônia e em 1982 foi eleito vereador no, já, município de Ji-Paraná.
No PMDB numa rixa antiga entre dois “ex-amigos para sempre”, o deputado federal Jerônimo Santana agrediu o emedebista “de raiz” Mário Braga, que pretendia uma candidatura a senador, e ficou fora.
Por algum motivo Mário Braga e Jerônimo se afastaram, e os encontros dos emedebistas “de raiz” na sede do partido, a própria casa de Santana, que mandava e desmandava até 1983, deixaram de contar com Braga.
Ele aparecia nas redações dos jornais, com a edição fechada, querendo publicar denúncias que dizia tinha mandado, contra o Jerônimo, para dirigentes como Ulysses Guimarães e outros, lembra sempre o jornalista Montezuma Cruz.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo