O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta feira, 21 de junho de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
21 – 1920 – O Ypiranga Sport Club realiza concorrência para adquirir material de construção para erigir o muro do “Stadium Paulo Saldanha”. (AM – ed 834 – Pág 4)
1946 – Um contingente com mais de 150 nordestinos arrebanhados em várias cidades da região, foi embarcado em Fortaleza contratados para trabalhar na ferrovia Madeira-Mamoré. (AM – ed 2.416 – PÁG 1)
1956 – Para o jornalista Euro Tourinho é uma “tragédia anunciada” a proposta de assessores do governo de colocar jacarés no tanque d’água em frente ao Palácio “Presidente Vargas”. (FOTO DO DIA)
21 – 1987 – Alegando que as acusações do vice-prefeito Valdemar Camata ao prefeito Roberto Jotão Geraldo são “levianas”, a Câmara jiparanaense arquivou as denúncias e encerrou a CPI. (AM – ed 19.262 – PÁG 3)
21 – 1987 – Três projetos de interesse de Porto Velho, o do programa hortifrutigrangeiro, o Habitacional “Tancredo Neves” e o de Pequenas Olarias, estão em fase final de análise pela Suframa, conforme o prefeito Tomás Correia. (AM – ed 19.262 – PÁG 4)
HOJE É
Dia do Aperto de Mão. Dia Mundial do Skate. Dia Internacional do Ioga. Dia da Mídia. Dia Nacional de Controle da Asma. Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Católicos celebram São Luís Gonzaga,
BRASIL
1839 – Nasce Machado de Assis (m. 1908), fundador da Academia Brasileira de Letras. 1970 – O Brasil vence a Itália (4 a 1) e é tricampeão mundial de futebol.
MUNDO
1527 — Morre Nicolau Maquiavel (n. 1469), historiador e cientista político italiano. 1948 — O disco LP é apresentado pela Columbia Records, em Nova Iorque.
FOTO DO DIA
TRAGÉDIA ANUNCIADAEm sua coluna “Comentando” (20.6.1956) o jornalista Euro Tourinho elogia o trabalho do prefeito Renato Medeiros, pelos serviços de recuperação de ruas e calçadas, cobra atenção com os bueiros, mas combate um projeto.
O de colocar no tanque da fonte em frente ao Palácio Presidente Vargas – sede do governo do Território, nada menos que um sáurio (como ele cita), do tipo jacaré-açu (Melanosuchus niger).
“Açu”, para quem não sabe, é o termo que, no linguajar tupi-guarani significa “grande”, e no caso do jacaré-açu ele pode chegar à marca de 6 metros de comprimento, o que o transforma numa fera difícil (e muito) de conter.
A ideia de ter um jacaré de 6 metros numa fonte de uma praça pública até poderia ser boa, mas com todas as precauções para evitar um desastre, como advertia, e com razão, o jornalista.
Em seu comentário Euro lembrou “aquilo (o tanque na praça – FOTO) não é lugar próprio para criar jacarés – a tragédia será iminente: é melhor prevenir do que remediar”, dizia o jornalista que ao morrer, em 2019, estava há 65 anos na caminhada.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo