O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 22 de junho de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – O professor e músico Raul Andrade abre inscrições para um curso de música, em PVh, cujos alunos, depois, irão compor a “corporação musical” da cidade.
1922 – O agricultor Joaquim Africano, estabelecido nas proximidades de Jacy-Paraná, pretende produzir uma tonelada de mel e açúcar, em seu próprio sítio, este ano.
1947 – Inaugurado o campo de pouso de Ariquemes, com um voo do piloto Ruy Cantanhede, saído do Aeroclube de Porto Velho; o voo demorou 90 minutos.
1954 – O governador Ênio Pinheiro inaugura a fornecimento de energia elétrica em Jacy-Paraná, uma das 3 maiores estações da ferrovia Madeira-Mamoré.
1986 – Restaurantes, pizzarias e padarias estão fechando devido ao tabelamento de preços feito pelo governo federal, o que eleva muito o custo de produção, inviabilizando o atendimento.
1990 – A surpresa das convenções para escolha de candidatos ao governo, foi o nome do coronel Carlos Augusto Godoy como vice do senador Olavo Pires, na coligação “Vontade do Povo”. (VER FOTO DO DIA)
1994 – Criados os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis , Vale do Anari e Parecis.
HOJE É
Dia Nacional do Aeroviário. Dia Nacional do Orquidófilo. Dia Mundial do Fusca. Dia de Levar o Cachorro para o Trabalho.
Católicos celebram São Paulino de Nola, São João Fisher, São Flávio Clemente, Santo Inocêncio V, Santo Albano,
BRASIL
1873 – Inauguração do telégrafo submarino Rio de Janeiro/Portugal. 1936 – Nasce o músico Hermeto Pascoal, multi-instrumentalista. 1966 — Assinada a Ata do Iguaçu (Paraguai/Brasil), possibilitando a construção de Itaipú.
MUNDO
2000 – A Nasa encontra sinais de água em Mart. 1941 — Hitler ordena a invasão da União Soviética, sem declaração formal de guerra.
FOTO DO DIAUM DIA DE “CÃO” NO BOTAFOGO
A convenção da coligação “Vontade do Povo” (PTB/PST/PDS/PDT/PRP) realizada no clube Botafogo, tinha tudo para ser uma grande festa, mas acabou em tumulto.
Foi a convenção que mais juntou gente na história política de Rondônia, mas, ao final, conforme 2 importantes membros do grupo, a “festa cívica” passou a ser um autêntico “dia de cão”.
Além das disputas pelo microfone e de outros problemas, o clima virou uma guerra quando Antonio Morimoto, vetado há 8 anos pelo governador Jorge Teixeira quando pretendeu ser candidato ao senado, entendeu que também fora vetado.
Morimoto foi novamente vetado. Olavo Pires, candidato a governador, indicou o deputado federal Chagas Neto (FOTO) para a vaga, talvez pela dimensão política de Chagas, mas pode ter sido que o motivo fora realmente financeiro.
O final foi um “circo”, porque um assessor de Morimoto se apossara da ata, e depois de muitas horas ela foi recuperada. Mas o que aconteceu ali foi uma amostra do que ocorreria nos palanques da “Vontade do Povo” durante a campanha.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo