Militares

Proposta de criação do Quadro Especial para subtenentes e sargentos músicos do Exército Brasileiro: esperança em alta entre membros da categoria

Proposta de criação busca corrigir possíveis distorções na progressão de carreira dos militares.


A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou ao ministro da Defesa, José Múcio, a proposta de criação do Quadro Especial de Subtenentes e Sargentos Músicos do Exército Brasileiro (QESSMEx). A iniciativa busca corrigir possíveis distorções na progressão de carreira dos músicos militares, promovendo maior clareza e justiça tanto para os militares na ativa quanto na reserva. O documento foi enviado pela Câmara em abril, mas até o momento não obteve resposta do Ministério da Defesa.

Carreira Confusa

Historicamente, os músicos do Exército enfrentaram um processo de promoção confuso e desigual, justifica a deputada. Até 2002, a entrada na carreira era via concurso público, permitindo ascensão até Cabo Músico. Promoções posteriores exigiam avaliações específicas e eram limitadas pelo número reduzido de vagas. Muitos músicos optaram por permanecer como Cabos Músicos ou migrar para o Quadro Especial de Terceiros e Segundos Sargentos (QE), devido à impossibilidade de realizar o concurso para 3º Sargento por causa da idade.

Situação Atual

A situação ainda afeta músicos que ingressaram antes de 2006, quando foi criado o Curso de Formação de Sargento Músico. Segundo Gleisi, a falta de clareza nas regras de promoção continua gerando desigualdade e frustração entre esses profissionais.

Proposta da Indicação INC 247-2024

A proposta apresentada por Gleisi Hoffmann sugere ao Ministério da Defesa a criação do QESSMEx. O objetivo é corrigir as distorções existentes e proporcionar uma carreira mais justa e linear para os músicos militares.

Condições de Ingresso e Promoção

Pela proposta, os Cabos Músicos com 15 anos de serviço ativo poderão ingressar no QESSMEx. As promoções serão baseadas no tempo de serviço e na data de ingresso na carreira musical. As condições específicas são:

  • Promoção a Terceiro Sargento após 15 anos de serviço.
  • Promoção a Segundo Sargento após 21 anos.
  • Promoção a Primeiro Sargento após 28 anos.
  • Promoção a Subtenente na reserva remunerada.

Inclusão de Músicos na Reserva

Os músicos na reserva ou reformados também teriam, segundo a proposta, acesso ao QESSMEx, com direito a promoções na inatividade.

Para ler a proposta na íntegra clique aqui.

A FONTE É DO SITE REVISTA SOCIEDADE MILITAR


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo