Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1942 – O evento principal comemorativo ao 9º ano da administração brasileira da EFMM, dia 10, será no auditório do grupo escolar “Barão de Solimões”, com uma peça teatral, tendo autor, roteiro e atores da escola.
1951 – 1) Reaberta, com palestra do médico e cientista Ary Pinheiro, a biblioteca pública “Raimundo de Moraes. 2) O prefeito Floriano Riva autoriza abertura de mercearias às 5 da manhã.
1956 – Assume a Comarca de Porto Velho o juiz José Quaresma de Moura, de Guajará-Mirim – na época era comum o juiz atender às duas comarcas.
1981 – A Caerd quer CR$ 400 milhões para levar água aos moradores “além Kennedy” – hoje Avenida Governador Jorge Teixeira.
1984 – Liderada pelo senador John Wikhan, chega a Porto Velho uma comitiva de Barbados, para conhecer a colônia daquele país, cujos nacionais vieram construir a Madeira Mamoré.
1988 – A deputada Odaísa Fernandes está satisfeita com o nível de adesão ao seu novo partido, o PSDB, que deve ter candidatos a prefeito em vários municípios.
2011 – A presidente Dilma Roussef assina em Porto Velho o PEC onde a União assume uma parcela considerável da folha de pagamento dos servidores do Estado.
HOJE É
Dia Mundial da Capoeira. Dia Internacional do Biquini. Dia da Gastronomia Mineira
Católicos celebram Santo Antônio Maria Zacarias,
BRASIL
1914 – O aviador Eduardo Chaves (1877/1975), realiza o 1º voo solo Rio/S. Paulo (4h50).
1922 — Acontece o Levante dos 18 do Forte de Copacabana, a 1ª revolta do movimento tenentista.
MUNDO
1687 — Publicado o livro Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, de Isaac Newton. 1950 — O Knesset (Poder Legislativo de Israel) aprova a Lei do Retorno, dando a todos os judeus o direito de imigrar para o país. 2003 — A OMS anuncia: o surto de SARS foi contido
FOTO DO DIA
FAZENDO FALTA (IV)
Cearense, ex-militar, professor, historiador, jornalista, analista político, escritor, pesquisador, radialista, Francisco Matias (FOTO), internado durante 65 dias sucumbiu ao covid em 2021.
Um dos fundadores do portal “Gente de Opinião”, autor de “Pioneiros – Ocupação Humana e Política de Rondônia”, “Síntese da Formação Histórica de Rondônia”, coautor de “A Trajetória da Advocacia de Rondônia”, dentre outros.
Graduado em Geografia e pós-graduado em História da Amazônia, Matias liderava o instituto de pesquisas mais respeitado do Estado, o “Seção Norte”. Foi apresentador de televisão e exerceu vários cargos públicos.
Palestrante, inclusive em eventos com participação de delegações de outros estados, fazia aulas-shows e sempre era disponível para atender professores e estudantes, em história ou geografia regional.
Um professor que sem deixar de lado o conteúdo, suas aulas eram conversas amistosas. Era membro da Academia Rondoniense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.