Pré-candidato destaca a importância de 10 de julho para o povo de Rondônia.
A data de hoje, 10 de julho, é uma data importante e histórica para Rondônia, e em particular para Guajará-Mirim.
O pré- candidato a prefeito, Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, que é filho de Guajará-Mirim e possui uma destacada atuação na vida social e política do município, destaca o fato de a data marcar importantes fatos históricos para a nossa gente.
Foi no dia 10 de julho de 1972 que oficialmente a lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré encerrou suas atividades e uma locomotiva, na Capital, Porto Velho, deu seu último apito, pondo fim as ações de uma obra concluída em 30 de abril de 1912 e que veio em função do famoso Tratado de Petrópolis e que acelerou o povoamento de Guajará-Mirim que, à época, “era apenas uma indicação geográfica para designar o ponto brasileiro à povoação boliviana de Guajará-Mirim” (Vítor Hugo – Os Desbravadores). Na época, a povoação era conhecida como Espiridião Marques.
O encerramento das atividades da lendária EFMM deu-se um função de ter passado a ser inviável economicamente.
Netinho também destaca que dois dias após o dia 10 de julho, no ano de 1928, ou seja, 12 de julho de 1928, o então Presidente da Província de Mato Grosso, Mário Corrêa da Costa, assinou a Lei n* 991, e o então Distrito foi elevado à categoria de Município, vindo a ser oficialmente instalado em 10 de abril de 1929.
Em 1943, pelos Decretos-Lei n* 5.812, de 13 de setembro, o.municioio de Guajará-Mirim passou a fazer parte integrante do Território Federal do Guaporé, criado nessa data. No dia 21 de setembro do mesmo ano, pelo Decreto-Lei n* 5.839, a sua área territorial, somada a uma parte da área territorial do município de Mato Grosso -MT (ex-Vila Bela da Santíssima Trindade), passou a compor o novo município de Guajará-Mirim. Essa composição territorial e sua confirmação definitiva como parte integrante do Território Federal do Guaporé se deu em 31 de maio de 1944 através do Decreto-Lei n* 6.550.
Por meio do Decreto-Lei n* 7.470, de 17 de abril de 1945, o município de Guajará-Mirim e o município de Porto Velho passaram a fazer parte como os dois únicos municípios da divisão administrativa e judiciária do Território Federal do Guaporé.
Netinho conclui suas referências sobre a importância desta data de 10 de julho referenciando todas as pessoas que no passado alicerçaram as bases fortes e seguras de Guajará-Mirim.
Fonte: Assessoria do Partido Progressista (PP), de Guajará-Mirim.