Pré-candidato visita Distrito, reúne com moradores e ouve demandas locais
ELEIÇÕES 2024.
Em mais uma visita ao povo do interior do município de Guajará-Mirim, o pré- candidato a prefeito Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, chegou por volta do meio-dia desta sexta-feira, 19, ao Distrito de Surpresa, localizado na foz do rio Guaporé com o Mármore, que desce do território boliviano onde nasce.
Viajando em uma lancha devidamente equipada e obedecendo as normas de segurança exigidas pela Agência Fluvial de Guajará-Mirim, Netinho pernoita no Distrito onde logo mais à noite manterá uma reunião com os moradores para ouvir suas demandas.
Netinho se faz acompanhar de um amigo particular e importante apoiador de seu nome, o professor Maurício de Oliveira Pinto, o Maurício Dibas, profundor conhecedor dos problemas daquele Distrito em função dos fortes laços de amizade que mantém há anos com aqueles moradores a quem sempre defendeu na área politico-administrativa.
Netinho retornar a Guajará-Mirim neste domínio, 20.
A história conta que o primeiro a chegar nas terras onde hoje é o Distrito de Surpresa, foi o seringalista paraibano Severino Cavalcante, em 1926, onde não permaneceu por muito tempo devido as inúmeras dificuldades. Posteriormente, Tancredo Farias de Matos e sua esposa Rosa Cortez aportou no local em 1931. Em 1933, o italiano Carlos Caraja chegou da Bolívia trazendo consigo 20 famílias bolivianas vítimas de uma grande enchente e propôs sociedade no extrativismo e cultivo agrícola do local. Tancredo aceitou e começaram a trabalhar. Quatro homens foram incumbidos de percorrer a mata e após 20 dias retornaram trazendo boas notícias, pois haviam encontrado seringueiras, castanheiras e toalha (Ipecacuanha). Surpreso com as notícias, Tancredo resolveu denominar o lugar de Surpresa.
O desenvolvimento começou em 1982 durante o governo do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira e na primeira gestão do prefeito (nomeado) Bader Massud Jorge Badra, que mandaram instalar energia elétrica e Bader nomeou o enfermeiro João Júnior da Silva para trabalhar em prol da comunidade e forneceu material para a construção do primeiro Posto de Saúde.
Em 1991, no governo de Gerônimo Garcia de Santana, chegou a CEMAGUAM, cujo superintendente era Walter Bártolo. Foi construído outro Posto de Saúde, uma Delegacia de Polícia e um prédio para a Administração.
Dentre os Administradores que passaram e deram sua colaboração para o município, temos Salomão Justiniano de Melgar, Apolonio da Silva (o Vaca Brava), Raimundo Francisco Moreira (o Britão), Samuel Gomes Barros e Hilário Lourenço Dias, todos já falecidos, e Franciney Cardoso Teixeira e Aldiraci Campos Bezerra.
A população gira em torno de 1.500 pessoas, vive da pesca, agricultura, pecuária e extração de madeira. O acesso ao Distrito só ocorre via fluvial ou área, pois não existem estradas e apenas um pequeno campo de pouso.
Fonte: Assessoria do Progressistas, de Guajará-Mirim.