O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta feira, 15 de agosto de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
15.08.24 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1823 – A Província do Grão Pará (PA/AM/RO/AP/RR), adere à Independência do Brasil.
1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (incluiria depois o “da Silva”), que, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma lenda em Guajará-Mirim .
1918 – Festa em Presidente Marques (Guajará-Mirim) para Candido Rondon, que inspecionou a linha telegráfica, saudado, ao chegar, pelo médico José de Mendonça Lima.
1946 – Só uma mulher– Jacyra Figueiredo – na diretoria do – Centro Guaporeense de Letras, que visa incentivar “as letras e as artes” no Território.
1981 – “Não falei nada, e se falei não sustento”, disse o vereador João Bento, sobre acusações dele à justiça acerca da morte do advogado Agenor Carvalho.
1981 – O deputado federal Isaac Newton (PDS-RO) anuncia: A Lei que cria o Estado está em revisão do ministro Leitão de Abreu e será votada este ano.
1986 – A Funai tem 2 problemas sérios: ameaças de “Araras” e “Gaviões” a invasores de terras, e a morte de 2 colonos pelos Uru-eu-uau-uau em Bom Princípio,(atual município de Seringueiras).
HOJE É
Dina Nacional das Gestantes. Dia das Santas Casas de Misericórdia. Dia do Analista de Sistemas. Dia dos Soleiros.
Católicos celebram Assunção de Nossa Senhora, São Tarcísio, São Stanislau Kostka,
BRASIL
1825 – Nasce Bernardo Guimarães (m. 1884), escritor, autor de “A Escrava Isaura” etc. 1942 – Até dia 21 os navios brasileiros (Baependi, Aníbal Benévolo, Araraquara, Itagiba e Arará) são torpedeados por submarinos alemãs entre Sergipe e Alagoas. 2007 — Morreo jornalista Joel Silveira (n. 1918), jornalista, considerado o melhor repórter brasileiro, esteve na II Guerra, na Itália.
MUNDO
1939- Estreia “O Mágico de Oz”, clássico do cinema. 1945 — Pela 1ª vez a voz do imperador japonês é ouvida no rádio comunicando que o Japão perdeu a guerra.
FOTO DO DIAUM SEQUESTRO, HÁ 25 ANOS
Como em toda Amazônia, também em Rondônia é comum ouvir-se falar de desaparecimentos de não-índios nas selvas, como um telegrafista na região de Costa Marques na década de 1950.
Em 1945 sumiu na região da hidrelétrica de Samuel o tenente Fernando Oliveira: sequestrado por índios, alucinação, devorado por feras e acusações de que o então governador do Território, Aluízio Ferreira, estaria envolvido. Nada comprovado.
Em 1979 o garoto Fábio Prestes (6 anos), foi sequestrado por índios Uru-eu-uau-uau quando brincava na beira do Rio Jamari com 2 irmãos, que morreram flechados. Uma das versões era que foi levado “para crescer e ser reprodutor na tribo.”
A mãe de Fábio apelou ao governador Jorge Teixeira que a desencorajou de fazer buscas do filho com outros colonos. Logo depois outro ataque dos uau-uau, morrendo o sitiante Daniel Castro.
Nenhum dos desaparecidos retornou e pouco ou quase nada a Funai conseguiu fazer, possivelmente por falta de recursos.
O sertanista Apoena Meirelles atuou na pacificação dos Uru-eu-au-au (Foto Pedro Martinelli)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo