O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta feira, 29 de agosto de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
30.08.24 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1917 – Com versos do poeta José Marmol (EUA), o morador Camargo Lima justifica seu voto no concurso “Qual a Senhorita mais bela de Porto Velho”, à jovem Alice Borges, concluindo com “…es la tentacion escondida”.
1919 – A prefeitura de Porto Velho concede à Madeira-Mamoré Railway Company a exploração, a geração e distribuição da luz elétrica.
1951 – Baile da Associação dos Estudantes do Guaporé, de coroação da “Rainha dos Estudantes do Guaporé” Rosália Assis (princesas Lenir Duarte e Vitória Sadeck), no Clube Internacional.
1994 – Inaugurada a 1ª subestação do linhão de transmissão da hidrelétrica de Samuel para cidades da BR-364. A solenidade oficial foi em Ariquemes.
1967 – A Suframa terá entrepostos em Porto Velho e Guajará-Mirim, informou o superintendente Floriano Pacheco ao governador Assumpção Cardoso.
1990 – Um dos temas do 4º Encontro Médico de Rondônia, em Guajará-Mirim, será sobre as condições de trabalho na fronteira, conforme o presidente da AMR, Aparício Carvalho.
HOJE É
Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
Católicos celebram São Pamáquio, São Cesário de Arles, São Félix e Santo Adauto,,
BRASIL
1875 – 1875 – Ocorre o “Motim das Mulheres” em Mossóro (RN) contra a convocação de seus filhos para a Guerra do Paraguai. 2001: O sequestrador de Patrícia Abravanel invade a casa de Silvio Santos e o faz refém durante 7 horas. 2002 — Vinte e um dos 31 passsageiros morrem na queda do avião da Rico Linhas Aéreas próximo ao aeroporto de Rio Branco.
MUNDO
30 a.C. – Morre Cleópatra (N. 69 a.C), rainha do Egito. 1923 – Morre o boxeador Rocky Marciano (1923/69), único campeão mundial dos pesos pesados (no boxe profissional) a se aposentar invicto.
FOTO DO DIA
TELEFONIA PRÉ-RONDON
Em 1909 o major Cândido Rondon chega à região de Porto Velho, como dizia o historiador Francisco Matias “puxando fio”, mas já encontrou dezenas de estações telefônicas funcionando no trecho Porto Velho a Espiridião Marques, a partir de 1928 Guajará-Mirim.
Mas é bom ver que Rondon não veio trazer linha telefônica para o recém-instalado povoado de Porto Velho, que se aproveitando do crescimento por sediar o canteiro de obras da Madeira-Mamoré em seu solo, seria município em 1914 e legalmente “cidade” em 1919.
Não conheço registro, e peço aos estudiosos de Rondon que esclareçam se ele, ao chegar, foi surpreendido que em todos os acampamentos da construtora da EFMM já havia telefonia.
Mas a saga do nosso patrono, na implantação da Linha Telegráfica Estratégica desde Cuiabá até Santo Antônio, deve ser vista não só “puxando fio”, mas em conhecer o que tinha, além de sertão, este lado do Brasil que o Brasil não sabia.
Farqhuar usou, na construção da ferrovia, os equipamentos mais modernos da época.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo