O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 06 de outubro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1915 – Pela Resolução 735 a vila de Ariquemes passa à condição de distrito do município de Santo Antônio.
1940 – Jornalistas, enviados pelo DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, vêm “cobrir” a visita do presidente Getúlio Vargas na região Norte.
1981 – Com o igarapé Bate Estadas vazando a menos de 1/3, a Caerd abastece Porto Velho com água direta do Rio Madeira, a 400 lts por segundo.
1984 – O Tribunal de Contas solicita ao governador Jorge Teixeira a intervenção nos municípios de Ji-Paraná, Colorado e Vilhena.
1985 – O governador Angelo Angelin está sem apoio da “Aliança Democrática” (PDS/PMDB), conforme o jornalista Ary de Macedo.
1987 – Além de desrespeitar a Constituição estadual relativo a repasses aos outros Poderes, o governador Jerônimo Santana manda à Assembleia o orçamento-programa para 1988 erra até em conta de somar.
1989 – Instalada a Câmara Constituinte de Porto Velho, para elaborar a nova Lei Orgânica do Município.
HOJE É
Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Dia do Circulista, Dia do Tecnólogo,
Católicos celebram Santa Maria Francisca das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, São Bruno da Calábria,
BRASIL
1974 – O piloto Emerson Fittipaldi é bicampeão mundial de Fórmula 1. Em 2024 – Morre Cid Moreira (n. 1927), a Grande Voz da Comunicação do Brasil.
MUNDO
1973 – Exércitos árabes liderados por Síria e Egito invadem Israel: começa a Guerra do Yon Kippur. 1979 — O Papa João Paulo II é o 1º pontífice a visitar a Casa Branca.
2010 — Criado o Instagram, um aplicativo de compartilhamento de fotos.
FOTO DO DIATAMANHO NÃO É DOCUMENTO (II)
Pela lógica da dona Zélia, a professora Marise Castiel teria de ter seu tamanho medido não pela sua altura física, mas pelo que ela deixou na sociedade.
Professora, chegou quando o Território começa a dar seus passos, um deles fundamental, a melhora da Educação e a implementação da primeira escola pública de formação de professores, “Carmela Dutra”.
A professora Marise, dizia o historiador Abnael Machado de Lima – ex-aluno, depois professor e diretor do “Carmela”, “tinha uma energia incrível”. Mas foi muito além com o envolvimento em política, ativismo social etc.
Um dia viu um grupo de meninos num bloco de sujos e organizou dali a espetacular escola de samba “Pobres do Caiari”, numa parceria com grandes carnavalescos e um grupo de senhoras que ajudavam em tudo.
Sua filha e biógrafa, a professora Sandra Castiel Fernandes retrata em “Professora Marise Castiel e Rondônia: Educação, Cultura, Política”, a importância da grande mestra.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo