O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Terça feira, 07 de outubro de 2024


por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1923 – O “scratch” futebolístico da Liga Desportiva Portovelhense, enfrenta dia 12, em Porto Velho, a seleção de Riberalta.
1950 – Em menos de um mês os vapores Mauá e Sobral, que vinham pelo Rio Madeira rumo a Porto Velho, naufragaram. Perdas totais de cargas, mas sem mortes.
1952 – Representando o Amazonas, o estudante Almino Álvares Afonso, que passou a infância em Porto Velho, foi o vencedor do concurso de oratória em Sp.
1952 – Antigos funcionários da Madeira-Mamoré, Charles Shockness e Percival Norman Davy, foram homenageados pelo Rotary Club, em jantar solene no Hotel Brasil.
1985 – Manchete preocupante do jornal “Alto Madeira”: “Populares tiraram pressão na praça”. Médicos lembraram que “sem pressão arterial o homem está morto”.
1990 – O jornalista João Tavares acompanha o preparo das praias para a desova dos quelônios, no Rio Guaporé.
7 – 1990 – Em 1989 os berçários liberaram 70 mil filhotes, prevendo 100 mil para São Marcos, além de implantar a preservação de jatuarana e tambaqui.
HOJE É
Dia do Compositor Brasileiro.
Católicos celebram Nossa Senhora do Rosário, São Marcos – papa, Beato Baco
BRASIL
1971 – Henrique Melking, o “Mequinho, é o 1º mestre brasileiro campeão de Torneio Internacional de Xadrez. 1984 – Nasce o 1º bebê de proveta no Brasil, Ana Paula Caldeira.
MUNDO
1950 – Madre Tereza de Calcutá funda a Ordem das Missionárias da Caridade. 1913 – A Ford Company introduz a linha de montagem de veículos em movimento.
FOTO DO DIAA “PONTE LONGE DEMAIS”
Um clássico da filmoteca da II Guerra Mundial narra a retomada, pelos aliados, de uma “ponte longe demais”, em Arnhem.
No mapa de Rondônia é fácil verificar que em relação a Porto Velho também temos, não uma ponte, mas duas comunidades que, observando a distância geográfica em relação a capital, estão longe demais.
Ambas lá na “Ponta do Abunã”, sedes, nos 2 ciclos da borracha, de importantes seringais.. A mais famosa, é Extrema, mas a 28 KM ou 26 minutos de distância está Nova Califórnia, na divisa com o Acre, a mais de 340 KM de Porto Velho.
Já em seu livro, “O Braço Ocidental de Rondônia”, assinado pelo, à época, secretário de Interior e Justiça Tadeu Fernandes, incluindo as negociações em Brasília para resolver o problema.
No artigo “A Epopeia Rondoniense” (*), o jornalista Carlos Sperança narra “A “Guerra de Extrema”, a reconquista da “Ponta do Abunã”, invadida pelo governo do Acre.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo