Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1940 – Toda a capa do único jornal de PVh, o “Alto Madeira”, foi ocupada com a foto do presidente Getúlio Vargas, e os detalhes de sua programação na cidade.
1946 – Dezenas de consumidores da energia elétrica gerada pela usina da EFMM podem deixar de receber a luz se não pagarem até dia 20 seus débitos.
1969 – O Decreto Federal 911 retorna as eleições, suspensas desde 1926, para vereador nos municípios dos Territórios. Os prefeitos continuam nomeados.
1982 – Com as equipes do interior em destaque, acaba o Iº Jogos Olímpicos Escolares de Rondônia; o campeão geral foi o “Barão do Solimões”, da capital.
1983 – Aos 9 anos de idade Débora Michelle Bonfante, aluna do colégio “José Otino de Freitas”, é a prefeita-mirim de Porto Velho, vencendo candidatas de todas escolas da capital.
13 – 1987 – O jornal Alto Madeira acusa o Cimi de estar a serviço de multinacionais, “usando a Igreja católica e os índios como escudo”.
HOJE É
Dia Mundial da Trombose. Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.
Católicos celebram São Teófilo, Santo Eduardo Confessor, São Daniel e companheiros mártires, Beata Alexandrina Maria da Costa,
BRASIL
1890- O Barão de Drummond cria o jogo do bicho, no Rio de Janeiro. 1978- O presidente Ernesto Geisel revoga o Ato Institucional nº 5.
MUNDO
1884 – O meridiano de Greenwich passa a ser o ponto definidor dos fusos horários. 1917 — Setenta mil pessoas testemunham o “Milagre do Sol” na Cova da Iria em Portugal. 1930 — O Bispo de Leiria reconhece oficialmente, as aparições de Nossa Senhora em Fátima.
FOTO DO DIAAGORA A VOLTA À ROTINA
Durante mais de 40 horas Porto Velho, algo em torno de 8 mil “almas viventes”, curtiu a presença do presidente Getúlio Vargas, das 14 hs do dia 11 e 9 da manhã do dia 13.
Deve ter dado uma ressaca muito grande, e volto ao que um então garoto, 8 anos, contou quando perguntei sobre o dia seguinte. Mais de meio século depois o professor Abnael Machado de Lima, historiador, viajou no tempo.
Na visita Getúlio ouviu pedidos de criação de um curso ginasial em razão de ao fim da 5ª série não havia mais como seguir, prometeu ao governador Hepaminondas Martins, do Acre, que visitaria Rio Branco e elogiou muito Aluízio Ferreira e Porto Velho.
Agora era o tempo de voltar à rotina e esperar que o Território viesse a ser realidade.
Abnael apontava uma foto, das crianças da idade dele acompanhando a visita de Getúlio, e numa das fotos – aquela que o presidente visita as casas do conjunto “Caiari”, ele apontava o grupo de garotos e garantia que um deles era ele próprio.
(F. Acervo Esron Menezes/colorizada por Luis Claro)