Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré.
1927 – A Prefeitura doa à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José.
1946 – Uma “automotriz” da Madeira-Mamoré ficou destruída ao perder a direção próximo a Abunã, com 10 pessoas feridas.
1965 – O deputado federal Renato Medeiros, de Rondônia, líder do grupo pele-curta, é cassado pelo Ato Institucional número 2.
1983 – A Secretaria de Cultura vai mandar gravar um LP com as músicas que concorrerem aos enredos das duas escolas de samba de Porto Velho, “Pobres do Caiari” e “Diplomatas dl Samba”.
1985 – Autorizado pela Constituinte de 1983, o governador Angelo Angelin assina a lei pela qual o MP de Rondônia será o 1º em todo o país a eleger seu procurador-geral. VER em Foto do dia
1989 – Mais de 500 invasores foram retiradas pelas fiscalização municipal com apoio da PM de áreas destinadas a escola, posto médico e praça do conjunto “4 de Janeiro”, em PVh.
HOJE É
Dia do Engenheiro Agrícola. Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. Dia Nacional de Mobilização pró-saúde da População Negra. Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional.
Católicos celebram Santa Teresa Verzeri, São Frumêncio,
BRASIL
1912 – Inauguração do bondinho do Pão de Açúcar (RJ). 1892 – Nasce Graciliano Ramos (m. 1953), escritor – obras principais ”Vidas Secas” e Memórias do Cárcere”. 1965 — O presidente Castelo Branco decreta o AI-2 que estabelece eleições indiretas e cassação dos partidos políticos
MUNDO
1951 – Em Toronto (CAN) a 1ª utilização da radioterapia em um paciente através de uma bomba de cobalto. Ao recusar concordar com o disparo de um torpedo nuclear contra um navio de guerra americano, Vasili Arkhipov evita a guerra nuclear.
FOTO DO DIARO DANDO (BOM) EXEMPLO
Alguns dos avanços conseguidos pelo Ministério Público brasileiro em 1988 foram frutos do trabalho dos constituintes rondonienses, ao elaborar sua 1ª Carta, a de 1983, apesar de muitas barreiras.
Ficou famosa a frase atribuída a um auxiliar do governador Jorge Teixeira, ao incentivá-lo a não aceitar a proposta dos constituintes, sendo-lhe atribuída a frase “Para o promotor basta uma cadeira e o paletó”.
Na discussão da Constituinte de 1983 MP’s de todo o país vieram a Rondônia, na imensa oportunidade de que, na Constituição de um jovem Estado fossem colocados temas que eles se batiam há tempo.
Em outubro de 1985 o governador Angelo Angelin, constituinte de 1983, assinou a Lei Orgânica do MP rondoniense, e um dos temas, não conseguido pelos congêneres, o poder de eleger dentre seus membros o procurador-geral.
Em nome do MP o procurador de Justiça Telmo Fortes destacou que a assinatura de Angelin representava que, mais uma vez, Poder Público está dando à sociedade “um instrumento de direito positivo”.