Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1917 – A comunidade da cachoeira do Samuel (Rio Jamary), recebe com festa o navio “Tucunaré”, que inaugurou a linha Porto Velho/Samuel.
1925 – No centenário de nascimento do imperador D. Pedro II, o superintendente Joaquim Augusto Tanajura designou “Rua D. Pedro II” a via que corta a cidade no sentido oeste/leste.
1955 – Nomeado “Executor do Estado de Sítio” no Guaporé, o governador José Ribamar de Miranda apela a que o povo se mantenha calmo.
1981 – Ilhados na região de Alvorada do Oeste colponos cobram do governador Jorge Teixeira a promessa de que no inverno a única estrada de acesso à 364 não seria fechada.
1984 – O diretor-geral do Hospital de Base, Viriato Moura, anuncia a implantação no HB de um centro de Reabilitação multidisciplinar no atendimento.
1987 – Osmar Vilhena teve 82% dos votos para vereador em 1972 em Porto Velho, e fez o seu partido, o MDB, ter a maioria na Câmara portovelhense, mas acabou cassado.
1995 – O TSE cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici.
HOJE É
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Católicos celebram Santa Asela, São Nicolau,
BRASIL
1951 – O presidente Getúlio Vargas encaminha ao Congresso o projeto de criação da Petrobras. 1960 – O 1º porta-aviões do Brasil, o “Minas Gerais” é incorporado à Marinha brasileira.
MUNDO
2017 — Os EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel. 1768 – Publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica. 1946 — O químico Willard Libby (1908 – 1980) apresenta um relógio atômico capaz de medir o tempo que atrasaria no máximo um segundo em 300 mil anos.
FOTO DO DIAO CAMPEÃO DE VOTOS
Osmar Vilhena veio só “passar um tempo” e ficou. Foi locutor do 1º serviço de alto-falantes de Porto Velho, depois da Difusora do Guaporé, da Rádio Caiari, da TV Cultura e da TV-Rondônia.
Maior audiência da Rádio Caiari Osmar Vilhena tinha um fã clube capaz, como aconteceu quando um juiz de direito foi ao estúdio prendê-lo.
“O juiz entrou no estúdio e deu-me voz de prisão. Anunciei que eu estava sendo preso. Quando chegamos lá fora tinham centenas de pessoas impedindo entrar ou sair, aí o juiz desistiu”.
Em 1982 Vilhena foi o vereador mais votado (82%) elegendo outros 5 candidatos do MDB, que ficou com a maioria na Câmara Municipal. Logo depois foi cassado pelos seus pares. Em 1986, ainda no MDB, foi candidato a deputado estadual.
Vetado pelo “cacique” Jerônimo Santana, Vilhena só foi candidato pela imposição do comerciante Antonio Teixeira, que teria condicionado seu apoio financeiro ao Partido se ele fosse candidato. Eleito, pouco depois deixou a sigla.
Em março de 2021 Osmar Vilhena foi mais uma vítima da covid.