O Dia na História

DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 16 de março de 2025


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Em Guajará-Mirim (MT) policiais mato-grossenses invadem a casa de um comerciante sírio e o fuzilam.
1983 – O MP confirma: os matadores do advogado Agenor Carvalho irão ao Tribunal do Juri.
1983 – O deputado federal Isaac Newton cobrou ao DNPM a instalação de uma delegacia em Porto Velho, citando que além da cassiterita, há outros minerais na região que justificam o órgão.
1984 – Muito elogiado o primeiro treino de tiro real das alunas a sargento do contingente feminino pioneiro da PM-RO.
1991 – A prioridade inicial do governador Osvaldo Piana é pagar 2 meses de salários atrasados, “herança” de seu antecessor.
HOJE É
Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Dia Nacional do Ouvidor. Dia da Liberdade de Informação.
Católicos celebram São João de Brébeuf, São Isaac Jogues, Santo Hilário e São Taciano,
BRASIL
1957 — Criação da Rede Ferroviária Federal, reunindo 18 ferrovias regionais – incluindo a EFMM. 1990 — A ministra Zélia Cardoso de Melo anuncia o confisco das cadernetas de poupança do país com mais de 50 mil cruzeiros.
MUNDO
1872 — O Wanderers F.C. vence a 1ª Copa da Inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo. 1926 — Robert Goddard lança com sucesso o 1º foguete propelido a combustível líquido do mundo. 1998 — O papa João Paulo II pede desculpas pelo silêncio de católicos romanos durante o Holocausto
FATO DO DIATRAIÇÃO NA POLÍTICA (VI)
Logo depois do “Jantar dos Senadores”, o governador Jorge Teixeira teria proposto que Antônio Morimoto disputasse a Assembleia, e que “ele”, Teixeira, o faria presidente da Constituinte, o que não teria sido aceito.
Morimoto tentou aprovar na convenção do PDS, a formação de uma segunda chapa ao Senado com ele na “cabeça”, mas nem foi considerada.
Segundo o jornalista Rosinaldo Machado (*), circulou em Porto Velho a informação de que Morimoto iria à convenção com apoiadores dispostos a tumultuar o evento.
1990: Morimoto em novo embate. Ele presidia um dos partidos que apoiavam o senador Olavo Pires ao governo, e pretendia ganhar a vaga de candidato ao Senado.
Numa convenção conturbada Olavo optou pelo empresário Chagas Neto. Ao fim da reunião outro tumulto: a ata sumiu, sendo encontrada, supostamente, na casa de um amigo de Morimoto.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/nossa-historia-em-fotografia-morimoto-tentou-anular-convencao-do-pds-em-82
Morimoto na convenção do PDS. F. Rosinaldo Machado


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo