O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta feira, 02 de abril de 2025


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 9325
RONDÔNIA
1926 – Toma posse como prefeito de Porto Velho o sr. Djalma Cavalcanti, em ato presidido pelo juiz Artur Virgílio do Carmo Ribeiro.
1946 – Publicado decreto do presidente Eurico Dutra, revertendo ao serviço ativo o tenente-coronel Aluízio Ferreira, ex-governador do Guaporé.
1981 – Publicado o estatuto da seccional rondoniense da União Brasileira de Escritores.
1982 – Criada a Associação profissional dos Médicos de Rondônia, presidida pelo pediatra José Adelino da Silva.
1989 – Enquanto o governador Jerônimo Santana não fala do assunto, o do Acre, Flaviano Melo, mandou tropas da PM daquele Estado garantir a retomada de posse da área de Extrema e Califórnia.
1990 – O senador Olavo Pires, pré-candidato a governador e o senador Odacir Soares, que pretende a reeleição, são acusados pelo governador Jerônimo Santana de entravarem os interesses de Rondônia em Brasília.
HOJE É
Dia nacional do parkinsoniano. Dia internacional de sensibilização sobre minas e assistência à desminagem. Dia Mundial do Rato (data não oficial). Dia Mundial dos Animais de Rua.
Católicos celebram São Benedito Massarári – o Preto, Santo Isidoro,
BRASIL
1839 – Criada na Província de Minas Gerais a Escola Farmácia de Ouro Preto. 1948 – Morre o escritor Monteiro Lobato, autor de Sítio do Pica-Pau Amarelo. 1968 – Morre Assis Chateaubriand, jornalista e político brasileiro.
MUNDO
1873 – Fundado o Kennel Club, mais antigo registro de cães de raça do mundo. 1949 – Criada a Aliança do Atlântico Norte – OTAN.
FOTO DO DIAA PORTARIA 195 (I)
Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia, a portaria 195/70 que determina a extinção da garimpagem manual de cassiterita a partir de maio de 1971, o que atinge de forma violenta a economia do Território, que há mais de 10 anos tem sua maior fonte de renda na extração manual.
Minério descoberto por acaso nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, no fim da década de 1950, isso logo atraiu as atenções de milhares de garimpeiros que chegaram ao Território e se instalaram nas selvas, nas regiões dos municípios do Vale do Jamari.
Isso atraiu a atenção de grandes mineradoras pleiteando o direito de instalar a garimpagem mecanizada, e a proibição da ação de garimpeiros, o que gerou a portaria 195.
Em 1976 o presidente da Associação Comercial de Rondônia, Moisés Paulo Mourão, contava que a portaria gerou problemas sociais, queda da economia do Território, além da invasão da cidade por garimpeiros famintos, doentes e sem ter para onde ir. (F. Av Sete de Setembro – Porto Velho 1970)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo