
Lúcio Albuquerque
69 99910 9325
RONDÔNIA
1907 – Instalado o primeiro estabelecimento comercial em Porto Velho, num barraco coberto de palha instalado por um barbadiano, autorizado pela empresa construtora da EFMM.
1955 – Promovida pelo jornal “Alto Madeira”, a campanha de socorro aos alagados pelo Rio Madeira mobiliza todos os segmentos da sociedade. Além de doações, clubes participam de um festival esportivo com renda para os ribeirinhos.
1976 – O decreto do ex-prefeito Jacob Atallah autorizando o loteamento da área do “Jardim América”, foi anulado por outro decreto, do atual prefeito Francisco Paiva.
1981 – A Associação dos Escritores de Rondônia tem aprovada sua inscrição na União Brasileira de Escritores, mas passando a ser chamada União Brasileira de Escritores de Rondônia.
1981 – Matéria assinada pelo jornalista Nonato Cruz denuncia o administrador do Aluizão que proibiu a torcida até de levar bandeiras dos clubes ao estádio.
1988 – “No tempo do Teixeirão as vacas eram gordas”, disse o neo-peemedebista José do Prado justificando o mau rendimento do governo Jerônimo Santana. Para o deputado Toninho Geraldo, “A diferença é que havia competência, o que agora não existe”.
HOJE É
Dia Mundial do Combate ao Câncer. Dia internacional dos Ciganos. Dia da Natação. Dia do Correio. Dia Nacional do Sistema Braille.
BRASIL
1888 — A tela Independência ou Morte, de Pedro Américo, é exposta na Academia Real de Belas Artes de Florença, e três meses depois passa integrar a coleção do Museu Paulista.
MUNDO
1204 — As tropas da Quarta Cruzada iniciam o cerco a Constantinopla, conquistando a cidade 5 dias depois. 2005 — Considerado “o maior encontro único de chefes de estado”, foi no funeral do papa João Paulo II, que reuniu 300m mil pessoas.
FOTO DO DIA
VOCÊS NÃO TINHAM INTERNET?
Meu neto mais novo, perfunta se eu, da idade dele, tinha colegas para brincar. Falei que tinha colegas – dois deles, há 70 anos meus amigos, que ainda em fevereiro nos encontramos em Manaus, como fazemos sempre que vou lá.
“Vocês brincavam à noite?”, quis saber o garoto, respondi que sim, citando algumas brincadeiras, como manja, polícia e ladrão, barra bandeira e outras mais, inclusive “quatro cantos”.
Expliquei cada uma delas e mais outras, sempre o moleque perguntando como se quisesse apender e praticar. Aí ele veio com uma pergunta fora do contexto.
• E quando cada um ia para sua casa faziam o quê?
Em casa íamos concluir a tarefa da escola ou dormir. “E não conversavam mais?”. Respondi pela negativa e ele pareceu não acreditar.
• Tinham telefone? Não tinham internet?
Tive de explicar que internet chegou por aqui uns 10 anos antes dele nascer.
• Não acredito. Essa não – e foi dormir, talvez pensando em como deveria ser chata a vida sem internet.