
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Aprovado o balanço financeiro e de serviços do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré.
1921 – Funciona em Porto Velho o Grupo Espírita “Irmã Clarita”, presidido pelo morador Cincinato Elias Ferreira.
1925 – Bula Pontifícia assinada pelo papa Pio XI cria a prelazia de Porto Velho, tendo como primeiro pároco o padre Antonio Carlos Peixoto.
1947 – Com um caso suspeito de raiva, a prefeitura de Porto Velho anuncia: os cães encontrados nas ruas serão aprendidos e eliminados.
1976 – Em artigo em jornais de Porto Velho, o historiador Abnael Machado de Lima detalha que o delegado Capitão Alípio descobriu e destruiu um “campo de concentração” no Rio Guaporé.
1985 – Candidatos cargos de secretários no governo Angelo Angelin, a se instalar em breve, fazem peregrinação a Brasília, buscando padrinhos para suas intenções.
1990 – Falece o primeiro presidente da OAB/RO e do Judiciário rondoniense, desembargador Fouad Darwich Zacharias.
HOJE É
Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Dia da Literatura Brasileira.
Católicos celebram São José Operário, São Jeremias Profeta,
BRASIL
1943 — O presidente Getúlio Vargas sanciona a Consolidação das Leis do Trabalho. 1829 – Nasce José de Alencar (+ 1877), escritor, autor de “Iracema”, “Senhora”, “O Guarani” etc. 1897 – Primeira apresentação de filmes produzidos e dirigidos no Brasil (curta-metragem) (RJ). 1943 — Sancionada pelo presidente brasileiro Getúlio Vargas a Consolidação das Leis do Trabalho.
MUNDO
1994 — Em acidente grave, morre o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna (1960/1994) no Grande Prêmio de San Marino. 2006 — A mando de Evo Morales, tropas do exército boliviano ocupam instalações da Petrobras na Bolívia.
FOTO DO DIAOS “NOTÁVEIS” E AS “MENINAS” (I)
Era aí no fim da década de 1960, quando notívagos, boêmios e associados souberam que o “Leopoldo Peres”, navio da “frota branca” da Snapp, trazia para Porto Velho um grupo de passageiras destinadas ao “consumo” do grupo.
Vinham, contratadas das “praças” de São Luís (MA) e Belém, para revigorar o atendimento no “Maria Eunice”, e atender às necessidades da clientela, em maioria seringalistas, comerciantes, bancários dos bancos do Brasil e da Amazônia.
Ouvi o “causo”, 20 anos depois, e outras vezes, de frequentadores do “Café Santos”, e tive melhor conhecimento há pouco tempo, lendo o artigo do jornalista Antonio Serpa do Amaral, filho, o Basinho (FOTO).
Ele conta: logo a “boa nova” se espalhou e uma comissão de “notáveis” foi designada para a recepção às “meninas”, e quando o “Leopoldo Peres” apitou ali à altura da ponte, os “notáveis” foram para o porto.
Já no “Maria Eunice” os preparativos para abrigar as novatas estavam em ponto de bala.
(*) https://tudorondonia.com/noticias/habeas-corpus-para-as-meninas-da-maria-eunice,23449.shtml
Amanhã: OS “NOTÁVEIS” E AS “MENINAS” (II)