
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio (MT)
1943 – A Fundação Sesp orienta a quem tenha área urbana em locais com passagens de igarapés ou riachos, que protejam as margens e evitam empoçamento de água que se transformem em ninhos de malária.
1946 – O Banco de Crédito da Amazônia informa à Cooperativa dos Seringalistas do Guaporé, a instalação da Carteira Agropecuária, para incentivar a criação de gado nos seringais.
1976 – O colunista Simeão Tavernard convoca o torcedor: para a apresentação, neste domingo, no Aluizão dos bicampeões mundiais Garrincha, Djalma Santos, Belini e Nílton Santos.
1983 – O PMDB requer ao Judiciário contra ato do governador Jorge Teixeira que nomeou os 7 conselheiros para o Tribunal de Contas. Para o líder Tomás Correia só 3 seriam suficientes “pela falta do que fazer”.
1991 – “O que o homem do campo quer, para comemorar o Dia do Trabalho, é a regularização de seu lote, incentivo à produção e linhas de crédito”, cobrou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvernani Santos.
HOJE É
Dia Nacional da Ética. Dia Mundial de Combate à Asma. Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral. Dia Nacional do Ex-combatente. Dia Mundial do Atum.
Católicos reverenciam Santa Mafalda, Santo Atanásio,
BRASIL
1500 —A nau de Gaspar de Lemos retorna a Portugal com a notícia do descobrimento do Brasil. 1909 – Nasce Ataulfo Alves (+ 1969) cantor e compositor .
MUNDO
1968 — França: início da rebelião estudantil de Maio de 1968 (O ano que n]ao acabou”). 1519 – Morre Leonardo da Vinci (n. 1542), autor de Homem Vitruviano, quadro “Última Ceia”, etc.
FOTO DO DIAOS “NOTÁVEIS” E AS “MENINAS” (II)
Os grandes navios da frota da Snapp – “Leopoldo Peres”, “Lauro Sodré”, “Augusto Montenegro”, pouco antes de chegar a Porto Velho realizavam a escolha da “Rainha” da viagem.
Naquele tempo, segundo dois notórios boêmios, o jornalista Euro Tourinho (1922-2019) e o historiador Esrom Menezes (1914-2009), quando os navios apitavam era hora de ir para lá e tomar cerveja, ainda que fosse quente.
Eles traziam além de passageiros as novidades da moda, e um produto muito apreciado dos letrados: jornais, livros e revistas, sendo comum que os tripulantes ao ancorarem o barco serem abordados pelos que buscavam suas encomendas.
No início das férias os navios traziam os estudantes, que faziam seus cursos em Belém ou Manaus e que transformavam a provinciana Porto Velho num centro festivo, de serestas, de blocos carnavalescos, de namoros.
E logo naquele dia, com toda a festa programada, a Guarda Territorial, contingente na ocasião liderado por um conhecido boêmio, impedia que a ela tivesse início.
Mas não tem nada com um dia atrás do outro….
Amanhã: OS “NOTÁVEIS” E AS “MENINAS” (III)