Igreja comemora 90 anos da presença das Irmãs Calvárianas em Guajará-Mirim com evento marcante

A Semana Calvariana Missionária, em comemoração aos 90 anos da presença Calvariana em Guajará-Mirim, começou no domingo, 17, e vai até o próximo dia 24, quando ocorrerá o encerramento.
As Irmãs Calvarianas, em número de cinco, chegaram em Guajará-Mirim no distante ano de 1935, a pedido do então Bispo Dom Rey, para a missão no município. Elas contribuíram com a educação local, principalmente para a população ribeirinha, e logo assumiram o ambulatório local, que mais tarde iria se tornar o Hospital Regional Perpétuo Socorro. Ainda nos dias atuais estão presentes atendendo as necessidades da paróquia na animação vocacional, pastorais, movimentos, pastoral da pessoa idosa, coroinhas, alcoólicos e acompanhamento de saúde mental de muitas pessoas.
A Semana desenvolve diversas atividades, palestras nas escolas e triduo de oração.
Na manhã desta segunda-feira, 18, a Irmã Marlene Leite Mendonça, acompanhada do jovem Ivan Azzi, membro ativo e atuante da Comunudade do Divino Espírito Santo, esteve presente ao programa “89,9 em Alerta”, da Rádio Rondônia FM 89,9, de Guajará-Mirim, sendo entrevistada pelos conceituados radialistas João Teixeira e Jorge Câmara.
Veja a programação da Semana que comemora os 90 anos da presença das Irmãs Calvarianas nesta faixa de fronteira:
A Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, em homenagem à essas brasileiras e religiosas que atuaram e atuam na evangelização de nosso povo amazônico, marcou para dia, 29, uma Sessão Solene no Palácio Vereador Abrahão Azulay às 14h30.

Fonte: A Pérola do Mamoré





