PolíticaSaúde

Gestores municipais e estaduais alinham estratégias para fortalecer o SUS em Rondônia


9ª Reunião da Câmara Técnica e da CIB discutiu ações prioritárias para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no estado

Representantes municipais, técnicos de saúde e autoridades estaduais se reuniram nesta semana para a 9ª Reunião da Câmara Técnica e a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025. As agendas fazem parte do calendário estratégico do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Rondônia (COSEMS-RO) e têm como principal objetivo fortalecer a gestão e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.Durante os encontros, foram debatidos temas prioritários, como a gestão dos recursos financeiros da saúde, a organização da rede de serviços, além da implementação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças. A Câmara Técnica concentrou esforços na análise de propostas e estratégias municipais que visam aprimorar os fluxos de atendimento e garantir maior resolutividade aos serviços oferecidos à população.

A Reunião Ordinária da CIB, instância colegiada de decisão entre gestores estaduais e municipais, reforçou a importância da pactuação entre as esferas de governo para ampliar o acesso da população a uma saúde pública de qualidade, consolidando a integração das ações de gestão e assistência no estado.Para o presidente do COSEMS-RO, Wagner Wasczuk Borges, o diálogo constante entre gestores é fundamental para garantir avanços reais no SUS. “Esses encontros são momentos de construção coletiva. É quando unimos esforços, compartilhamos experiências e buscamos soluções conjuntas para fortalecer a saúde pública em todos os municípios de Rondônia. O compromisso com o SUS precisa ser contínuo e baseado na cooperação entre todas as esferas de gestão”, destacou o presidente.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo