População unida com autoridades, empresários e funcionários fazem passeata pelas avenidas de Guajará-Mirim
A reportagem do site A Pérola do Mamoré esteve fazendo a cobertura ontem dia (17), do protesto em frente ao Porto de Exportações de Guajará-Mirim e também da passeata pelas avenidas do município. Desde o dia (14) deste mês, teve inicio as paralisação dos trabalhos de exportação das mercadorias para o lado boliviano.
[2jslideshow 11626]
Com exclusividade obtivemos uma entrevista com o tenente coronel do 6° BPM da Policia Militar de Guajará-Mirim PM Odinelson Braga. Veja o Vídeo.
https://www.facebook.com/peroladomamore/videos/1233122083496227/
O Tenente Coronel Braga, desde que assumiu o Comando do 6°BPM de Guajará-Mirim, esteve fazendo presença em todas as ações do município e sempre se colocou a disposição para ajudar no que for preciso. No local do manifesto não foi diferente, entre elogios e cumprimentos a população que estava no local agradeceu a presença do comandante Braga, pois é uma autoridade que da exemplos para muitas outras autoridades do município.
Durante o decorrer do dia, varias pessoas fizeram o uso da fala e em seus discursos falaram da situação preocupante em que se encontra nosso município e principalmente das empresas que terão que detemir seus funcionários, aumentando ainda mais o desemprego.
Por fim, teve-se o inicio da passeata pelas avenidas do município. Fotos e vídeo!
Entenda o caso.
Os governos do Brasil e da Bolívia em 1990 assinaram um Tratado para que as exportações para o território boliviano fossem feitas exclusivamente por uma balsa regulamentada, e a partir disto o transporte não poderia ser realizado por barqueiros (motores rabeta), além disso a aduana boliviana iria ter o controle das mercadorias entradas na Bolívia.
A Medida trouxe revolta de comerciantes dos dois países, que afirmam que serão prejudicados direta e indiretamente devido ao alto valor das travessias e também pela burocracia para conseguir fazer as vendas e entrega de mercadorias.
Veja também videos de protestos na Bolívia e fechamento do Porto de Exportações.
https://www.facebook.com/100005127347503/videos/972247366289499/?t=4
A reportagem do site A Pérola do Mamoré, obteve com exclusividade um documento oficial da Unidade Sindical dos transportes terrestres e Fluviais da Bolívia. No documento tratava de solicitação para que as autoridades, empresários e a população participassem da reunião em frente ao porto, pois, seriam tomadas decisões importantes para todos.
Até o fechamento desta matéria, não se teve nenhuma solução.
Fonte: A Pérola do Mamoré.