Guajará Mirim

Condutores de Guajará-Mirim e Região podem obter a CNH Digital e apresentar documento sem usar internet


Rondônia é o quinto estado brasileiro a implantar o procedimento para dar mais comodidade e praticidade aos condutores. Documento pode ser gerado por aplicativo de celular.

Os condutores de veículos de Guajará-Mirim e Região (RO) podem adquirir a via digital da Carteira Nacional de Habiitação (CNH Digital) e apresentar o documento através do aparelho celular em futuras fiscalizações de trânsito, sem precisar usar a internet.

De acordo com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito de Guajará-Mirim (1ª Ciretran), o procedimento é totalmente grátis e pode ser feito por aplicativo após o cadastro de informações no órgão e também no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Rondônia foi o quinto estado brasileiro a implantar a medida e começou a trabalhar com ela em fevereiro deste ano, porém a divulgação ainda não chegou até a maioria da população, que não sabe ou ainda não fez o passo a passo para ter a CNH Digital.

Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (4), a atual chefe do setor de habilitação do município, Márcia Elhage, falou sobre o objetivo da apresentação do documento digital e os benefícios para os condutores e órgãos fiscalizadores de trânsito.

“Veio para trazer comodidade e praticidade, caso o condutor esqueça o documento físico, pode apresentar a CNH Digital com o mesmo valor jurídico. Para apresentar a via digital não é necessário ter internet no celular. A divulgação em Rondônia está sendo feita através da mídia e campanhas, mas ainda não atingiu a meta que esperamos”, diz a servidora.

CNH digital: usuário precisa autenticar cadastro no Denatran por meio de link enviado por email (Foto: Reprodução)

 Márcia explicou ainda que o condutor só conseguirá a via ditigal se tirar a 2ª via da CNH com o QR Code, que começou a ser emitida em maio de 2017. Os condutores que tiraram a primeira habilitação ou simplesmente fizeram a renovação neste período, o QR Code já está incluso.

“Já tendo a CNH com o QR Code, o condutor precisa ir até a Ciretran atualizar o e-mail e número de telefone no sistema (esse procedimento só pode ser feito no órgão e presencialmente). Após isso, deve acessar o site do Denatran e preencher o cadastro e receber uma senha. Por último, deve baixar o aplicativo no celular e a CNH Digital vai ser gerada automocaticamente”, conclui.

Circunscrição Regional de Trânsito de Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas/G1)

Ainda de acordo com a Ciretran, os condutores que têm a habilitação emitida em outro estado devem fazer a transferência para a localidade onde moram atualmente para ter acesso a via digital em Rondônia.

Mais informações sobre o passo a passo para obter a CNH Digital podem ser obtidas no site do órgão, pelo telefone (69) 35411550 ou ainda nos setores de atendimento. O prédio está localizado na Avenida 1º de Maio, no Bairro 10 de Abril.

Fonte: G1/RO/À PÉROLA DO MAMORÉ


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.
Botão Voltar ao topo