França goleia Croácia e é BICAMPEÃ MUNDIAL
No embalo de Pogba, Mbappé e Griezmann, franceses enfiaram 4 a 2 nos croatas na final da Copa do Mundo e conquistaram seu segundo título
FRANÇA BICAMPEÃ MUNDIAL! Em uma final eletrizante, polêmica e recheada de gols, a seleção francesa goleou a Croácia por 4 a 2 no Estádio Luzhniki, em Moscou, e conquistou o título da Copa do Mundo de 2018 . É a segunda taça dos franceses na competição, repetindo a campanha vitoriosa do Mundial de 1998, quando os “Bleus” venceram o Brasil na decisão em casa.
A coroação da nova geração da França bicampeã mundial , com um elenco que mescla muitos jovens com atletas experientes, veio com gols de Mandzukic (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé. Para Croácia marcaram Perisic e Mandzukic.
Por falar em Perisic e Mandzukic, a dupla também foi vilã. O primeiro cometeu o pênalti do segundo tento francês – que teve ajuda do VAR (árbitro de vídeo) -, enquanto o segundo marcou um gol contra, abrindo o placar do duelo.
Gol polêmico e VAR decisivo
A seleção croata teve muito mais posse de bola no primeiro tempo e começou a partida em cima dos franceses, ocupando mais o seu campo ofensivo e buscando o primeiro gol. Os “Bleus” só conseguiram se organizar a partir dos 15 minutos.
E o gol inaugural foi polêmico. Griezmann se jogou perto da área rival e o árbitro errou ao marcar a falta, que não existiu. O próprio Griezmann levantou na área, o centroavante Mandzukic tentou afastar, mas cabeceou contra a própria meta, abrindo o placar para a França.
Dez minutos mais tarde, a Croácia conseguiu buscar o empate em um belo gol de Perisic. O atacante ficou com a bola na entrada da área, limpou a marcação e chutou cruzado de perna esquerda, sem chances para Lloris.
Após o gol de empate, o duelo ficou mais equilibrado. E, aos 38 minutos, a França chegou ao segundo gol com a ajuda do VAR . Após cruzamento na área, Perisic colocou a mão na bola dentro da área, o árbitro foi até a beira do gramado analisar o lance no vídeo e anotou a penalidade. Na batida, Griezmann deslocou o goleiro Subasic e recolocou os franceses na frente.
Segundo tempo eletrizante
A etapa final foi eletrizante, com o goleiro Subasic defendendo finalização de Griezmann e, na sequência, Lloris evitando tento de Rebic em intervenção dificílima no alto logo nos primeiros minutos.
Aos 14 minutos, a França foi para o ataque e marcou o seu terceiro gol com Pogba. O meio-campista finalizou da entrada da área, a bola bateu na marcação e sobrou para o próprio Pogba, que colocou de perna esquerda no canto da meta da Croácia.
Com os croatas abalados e perdidos no duelo, Mbappé deixou sua marca aos 20 minutos, acertando um chute seco e rasteiro, sem chance para Subasic.
O quarto gol francês parecia que já resolveria a história da final. Mas a Croácia ganhou uma sobrevida aos 23 minutos com gol de Mandzukic. O goleiro Lloris recebeu bola recuada e foi tentar driblar o atacante croata, que conseguiu roubar a bola e mandar para o fundo das redes, diminuindo o prejuízo.
A Croácia bem que tentou pressionar a França na reta final da partida, mas as três prorrogações seguidas pesaram e a equipe não teve pernas para reagir. Os franceses administraram os minutos restantes na defesa e só esperaram o apito final para comemorarem o segundo título mundial.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 4 x 2 CROÁCIA
Local : Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)
Data : 15 de julho de 2018, domingo
Horário : 12h00 (de Brasília)
Árbitro : Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes : Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos da Argentina)
Cartões amarelos : Kanté e Hernandez (FRA); Vrsaljko (CRO)
GOLS
FRA: Mandzukic (contra), aos 18′; Griezmann, aos 38′ do 1º tempo; Pogba, aos 14′; Mbappé, aos 20′ do 2º tempo
CRO: Perisic, aos 28′ do 1º tempo; Mandzukic, aos 23′ do 2º tempo
FRANÇA : Lloris, Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kanté (Nzonzi), Matuidi (Tolisso) e Pogba; Griezmann, Mbappé e Giroud (Fekir). Técnico : Didier Deschamps
CROÁCIA : Subasic, Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pjaca); Brozovic, Rakitic e Modric; Rebic (Kramaric), Perisic e Mandzukic. Técnico : Zlatko Dalic
Fonte: A Pérola do Mamoré