Eleições 2018 – Dia 28 Rondônia conhece seu novo Governador
O Estado de Rondônia conhece dentro de exatos 12 dias – 28 de outubro – quem dirigirá seus destinos nos próximos quatro anos. E dois nomes lutam pela vitória após passarem pelo 1º turno e se credenciarem para tal: Expedito Junior (PSDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL).
EXPEDITO Gonçalves Ferreira JÚNIOR foi o mais votado no 1º turno tendo alcançado a soma de 241.885 votos. MARCOS José ROCHA dos Santos, o 2º colocado obteve 183.691 votos. Expedito tem como vice MAURÍCIO Ribeiro CARVALHO de Moraes. Marcos Rocha tem como companheiro de chapa, José Atílio Salazar Martins.
A coligação do candidato Expedito Júnior reúne os partidos PSDB, DEM, PSB, PRB e PATRIOTAS. Marcos Rocha não coligou com ninguém e seu partido, o PSL, concorre sem coligação.
Expedito Júnior é um nome já conhecido na histórica política de Rondônia, pois foi vereador, deputado federal e senador, além de ter sido secretário de estado em governos passados.
Marcos Rocha, coronel da PMRO, foi secretário municipal de Educação de Porto Velho e secretário de estado da SEJUS.
Rondônia tem 1.175.133 eleitores aptos para a escolha. No 1º turno, Expedito teve 31,59% dos votos válidos, e Marcos Rocha, 23,99%.
Uma campanha política deveria, por norma, ser totalmente pautada em discussões sobre planos de governo e propostas para o bem da população. Infelizmente, nos dias atuais, as campanhas passaram a ser pautadas em ataques pessoais, dissiminação de notícias inverídicas, as tais fakes news, que em nada melhora nosso processo democrático. Ao contrário, leva os eleitores ao confronto e aumenta o nível, já alto, da violência.
Expedito Júnior confia em seu trabalho já conhecido na política. Marcos Rocha vem como representante do novo e conta com o apoio do líder das pesquisas presidenciais, Jair Messias Bolsonaro, que surge como um novo fenômeno político. Embalado por Bolsonaro, Marcos Rocha diz confiar na mudança que o povo tanto tem exigido nos últimos tempos.
O povo de Rondônia espera que vença o melhor e que mudanças, sobretudo na área de segurança, geração de empregos e rendas e em todos os setores de atividades como, por exemplo, a Saúde.
Fonte: A Pérola do Mamoré