EventosGuajará MirimPorto Velho

Dia D de campanha contra a raiva acontece dia 20 de Outubro nos Postos de Saúde e Escolas


Leve seu cachorro ou gato para vacina

Doença

A raiva é uma doença viral e infecciosa, que passa por meio de mamíferos. A transmissão ocorre a partir da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, em caso de mordida, arranhão ou lambida. A doença atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

A Secretaria de Saúde de Guajará-Mirim recomenda que a pessoa agredida por um animal lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure com urgência o posto mais próximo.

Cães raivosos apresentam sintomas como agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Em humanos, a doença ataca o sistema nervoso central e provoca a morte. O período de incubação em humanos dura, em média, 45 dias. Nos cães, pode variar de 10 dias a 2 meses.

O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente.

Fonte: A Pérola do Mamoré.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.
Botão Voltar ao topo