Coluna Zona Livre, Com Aluízio da Silva
A PÉROLA DO MAMORÉ
COMEÇOU
A corrida rumo ao Palácio Pérola do Mamoré em 2020. O comerciante Raimundo Alves dos Santos, o popular Pereirinha, familiarizado com os tantos problemas da gente de Guajará-Mirim, admitiu que analisa a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2020, atendendo pedidos de amigos.
De uma coisa podemos ter certeza: a Dr. Lewerger seria beneficiada, com certeza, com as obras de drenagem tão necessárias devido ao grave problema por ocasião das chuvas em Guajará-Mirim e onde fica localizada a drogaria do Pereirinha, a Droga Nova.O Pereira tem lutado que não é brincadeira por essa obra, mas… nada! Só promessas dos políticos. Infelizmente.
OUTROS NOMES
Deverão surgir muito em breve com essa mesma intenção. É que com a cidade sofrendo com tantos problemas, o povo só pensa em mudanças. Mas mudanças efetivas, verdadeiras, benéficas para o povo. Mudar por mudar, não interessa e nem adianta. E como diz o velho ditado: “não espere que os outros mudem; mude você”!. Aguardemos!
FUTEBOL
O Campeonato Rondoniense de Futebol Profissional – 2019 começa neste sábado, dia 2. A equipe do Guajará Esporte Clube, de nossa cidade, estreia na tarde do sábado no Estádio Aluizio Ferreira, em Porto Velho, contra uma nova equipe da Capital, o Porto Velho.
O nosso Glorioso foi campeão estadual no distante ano de 2000 quando a equipe foi dirigida pelo saudoso Sebastião Félix dos Reis, o Sabazão, que quando jovem foi goleiro e depois treinador. Nesse tempo tínhamos verdadeiros craques da bola como César Albino, Jó, Rossel, Cícero, Luiz Carlos, Sant Clair e outros. Saudades. Boa sorte ao time do Guajará.
POLÍTICA
Deputados Estados, Deputados Federais e Senadores eleitos em outubro passado assumem hoje, dia 1º de fevereiro. A renovação tão apregoada pelo povo povo foi cumprida em boa parte com a renovação de muitos nomes, mas permanece quando se refere à eleição, entre eles, dos presidentes das Casas: Senado e Câmara Federal. Lamentável.
MAMORÉ
O nosso Rio Mamoré chegou na quinta-feira, dia 31, a 10,30m. Acima da cota normal. A COMDEC levou o assunto ao conhecimento do prefeito da cidade e ele, pronta e acertadamente, assinou decreto decretando Estado de Alerta. Marcelo Rodrigues, coordenador da Defesa Civil Municipal, tranquiliza as pessoas quanto à possibilidade de cheia do rio. Ele diz que o órgão está atendo e acompanhando diariamente a evolução das águas e toda sua equipe está atenta para agir se necessário.
CÂMARA
Aqui na cidade, a Câmara de Vereadores deve voltar a funcionar nos próximos dias, mas ninguém por lá se manifesta acerca do assunto. Será que volta dia 04 próximo, segunda-feira, ou só dia 15, a exemplo de Brasília? Nossa coluna tentou um contato com a Presidência da Casa, contudo não obteve retorno.
INVERNO
Continua rigoroso sobre Guajará-Mirim. E cada chuva que cai é um problema para a população. Ruas alagadas, buracos por todas as partes, vicinais literalmente acabadas… Que São Pedro tenha pena de nós! Mas a natureza precisa ser respeitada. O governante é que tem que se programar, se planejar, etc. para não sofrer tanto toda época de inverno.
A GRANDE FAMÍLIA
Essa entidade, que realiza um trabalho sócio-esportivo de grande importância em nossa cidade, está realizando um campeonato de futebol feminino. Dentre as equipes participantes, uma exclusivamente indígena, formada por atletas da localidade do Lage Velho, área rural e indígena de Guajará-Mirim. Os jogos são disputados aos finais de semana no Campo da Grande Família, no bairro de Fátima. Parabéns aos organizadores.
FATALIDADE
Uma fatalidade levou um cidadão muito conhecido e querido da cidade: Paulo Elias Cruz Rodrigues, o Paulão Amigão. O pintor de profissão sofreu um acidente automobilístico quando bateu com sua moto em um carro. Socorrido, Paulão foi encaminhado para Porto Velho, passou por cirurgias e, apesar de todos os esforços dos médicos que o atenderam, teve que amputar a perna que foi violentamente atingida no choque. Não faltaram votos e atos de solidariedade ao Paulão que, nos próximos dias, deve retornar ao nosso convívio tendo que se adequar a um novo modo de viver. Força e fé, Paulão. O pior já passou e Deus está com você e conosco.
SUGESTÕES E CRÍTICAS
Para sugestões ou críticas, acesse [email protected] ou ligue para 69 – 98476-4426 ou 69 – 99278-27838Administrador e Jornalista – CRA-RO/AC nº 263 / DRT-RO nº 549