Zona Livre

Coluna Zona Livre, com Aluízio da Silva


A PÉROLA DO MAMORÉ

COMEÇOU 

Nesta segunda-feira, 04, começou na Câmara Municipal de Guajará-Mirim mais um período legislativo.

É o 3º ano de trabalho no mandato dos atuais 11 vereadores, cujos mandatos terminam em 31 de janeiro de 2021. Como têm sido cobrados em demasia pelo povo, é provável que cada um deles dê o melhor de si para defender as causas populares e lutar na busca do melhor para o município e sua gente. É esperar pra ver!.

CHUVAS

E o inverno continua rigoroso. Quase todos os dias chove em Guajará-Mirim. E as águas do Mamoré avançam causando preocupação aos governantes e à população com relação a uma possível enchente. A Defesa Civil Municipal continua atenta ao problema e acompanhando de perto a evolução das águas. Por enquanto, descartam uma cheia nas proporções da de 2014, a maior dos últimos anos em Guajará.

NÍVEL

Com as chuvas constantes e a águas que veem do Guaporé e do Beni, este na Bolívia, o nível do Rio Mamoré na segunda-feira, 04, atingiu 10,40m, de acordo com informações da COMDEC.

Torçamos para que não ocorra uma enchente de grandes proporções como a do ano de 2014, que deixou muita gente desabrigada.

CRIMINALIDADE

Continua alto o nível da criminalidade em todo o país. Guajará-Mirim, que já foi uma cidade “tranquila e calma”, também vive dias de violência marcada por roubos, furtos, acidentes, assassinatos, etc; Imaginem que até na área rural e ribeirinha os marginais estão agindo.

E assim, segundo o noticiário policial dos meios de comunicação, no último domingo 3 bandidos invadiram o barracão do Pompeu, às margens do Rio Ouro Preto, dentro da Reserva Extrativista, e dominaram e ameaçaram o vigia do local e de lá levaram motores, gasolina e o celular do vigia, fugindo em seguida descendo o Ouro Preto em direção ao Pacaás Novos, e daí, seguramente, para a Bolívia para comercializar o produto do assalto. Santo Deus!

FÓRMULA 1 

A Princesa Isabel, a partir do Triângulo, tem se transformado em uma verdadeira pista de corrida de Fórmula 1.

É que tem uns motoristas que transportam mercadorias vindas da Bolívia, não sei se legal ou não, e passam rumo aos bairros da cidade imprimindo uma velocidade fora do normal e, creio, dos limites legais permitido pela legislação.

Tem um Fiat branco, já bem antigo, que é o mais veloz e não respeita ninguém na pista. Alô, Polícia de Trânsito. Vamos dar uma olhada nessa situação.

NOVO MÉTODO 

O prefeito da cidade de Guajará-Mirim parece ter adotado um novo método de governar o município.

Passou a visitar diariamente serviços que são realizados como limpeza de vicinais e ruas de bairros, além de Postos de Saúde e o próprio Hospital Regional. Nesses locais conversar com moradores, com servidores que estão trabalhando no local. cm pacientes e procurar se inteirar in loco dos problemas de todos. Boa e acertada medida, Noronha!

80 ANOS

Temas como a injustiça social, problemas climáticos, fome e migração, que são altamente abordados pela sociedade nos dias atuais, já foram abordados pelo escritor Graciliano Ramos no romance “Vida Seca”, cuja obra completou 80 anos em 2018.Graciliano Ramos nasceu em 1892  e faleceu no ano de 1953.

ESTREIA DESASTROSA.

Foi a do Guajará Esporte Clube no Campeonato Rondoniense de Futebol Profissional de 2019.

A estreia acontece no sábado, dia 02, à noite, no Estádio Aluizio Ferreira, em Porto Velho. O Glorioso foi goleado por 4×0 pela equipe do Porto Velho, clube que estreou no futebol profissional de Rondônia. Ouvindo os programas esportivos de rádio em Guajará, ouvi dos comentaristas que faltou “atitude”. Eu diria que falto tudo: preparação adequada, competência, preparo físico, organização, etc.

Mas a derrota deve servir como estímulo para se corrigir os erros e buscar o sucesso. Ainda dá tempo.

ANÚNCIOS

 De cara nova, e agradando o público, o site A Pérola do Mamoré quer que você, empresário e homem ou mulher  de negócios, anuncie aqui. Afinal, que anuncia vende. Nosso jornalismo é sério e comprometido com a verdade.

SUGESTÕES E CRÍTICAS

Acesse [email protected] ou ligue para 69 98476-4426 ou 69 99278-2783.Aluizio da Silva é Administrador, Jornalista e Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo